Análise do impacto da inovação, diferenciação de produtos e orientação para mercado no desempenho de exportação de empresas exportadoras brasileiras

dc.contributor.advisorBoehe, Dirk Michael
dc.contributor.authorCanela, Adriano
dc.coverage.spatialS�o Paulopt_BR
dc.creatorCanela, Adriano
dc.date.accessioned2021-09-13T03:13:12Z
dc.date.accessioned2015-10-05T21:58:01Z
dc.date.available2021-09-13T03:13:12Z
dc.date.available2015-10-05T21:58:01Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.description.abstractA crescente intensificação da competição no cenário global tem levado um grande número de empresas a procurar nos mercados internacionais, oportunidades de atingirem seus objetivos, garantindo sua posição de mercado, e em algumas oportunidades mais que isso, sua sobrevivência. Esta dissertação tem por objetivo avaliar como a inovação, a diferenciação de produtos e a orientação da empresa para o mercado impactam o desempenho de exportação de empresas exportadoras localizadas no Brasil. O trabalho analisa também como estas variáveis alteram sua relação com o desempenho de exportação, de acordo com condições distintas de operação, através de fatores moderadores como: tamanho das empresas, experiência na prática de exportação, diversificação internacional e tipos de produtos que exportam. A amostra em questão conta com 213 empresas brasileiras espalhadas ao longo do País, de diferentes segmentos e atuando em mercados distintos. O trabalho conclui, com base no universo das empresas exportadoras brasileiras, que a inovação impacta negativamente o desempenho de exportação, a orientação da empresa para mercado impacta positivamente desempenho de exportação e a inovação e a diferenciação de produtos quando utilizadas conjuntamente, exercem impacto positivo no desempenho de exportação. Em análise exploratória da base de dados o trabalho conclui ainda que o tamanho da empresa exerce impacto negativo no desempenho de exportação, a experiência em exportação exerce impacto positivo no desempenho de exportação e as empresas exportadoras brasileiras que exportam produtos básicos apresentam um melhor desempenho de exportação do que empresas que exportam produtos manufaturados. Finalmente, verifica-se que a inovação e a diferenciação de produtos quando aplicadas a empresas brasileiras que exportam manufaturados tendem a reduzir ainda mais o desempenho de exportação destas empresas, e a inovação combinada à diversificação internacional pode ser uma estratégia eficaz na melhoria do desempenho de exportação de empresas exportadoras brasileiras.pt_BR
dc.description.otherWith the increasing of global competition, a great number of companies is driving towards the international market, looking for opportunities to match their goals, sustaining their market positions and sometimes, more than that, trying to guarantee their survivals. This study focuses on the evaluation of how “Innovation”, “Product Differentiation” and “Market Orientation” impact the export performance of exporter companies located in Brazil. The study also analyze how these variables modify their relation with export performance, under different operational conditions, through factors as firm size, export experience, international diversification and type of products to be exported. The sample of this study is compounded by 213 exporter Brazilian companies along the country, from different market segments with different market targets. It was found, based on Brazilian companies considered, innovation has negative impact on export performance, market orientation has positive impact on export performance and innovation and product differentiation when applied together, have positive impact on export performance. By an ex-post data examination, this study also suggests firm size has negative impact on export performance, export experience has positive impact on export performance and Brazilian companies have better export performance when export basic products than manufactured products. Finally, the study suggests innovation and product differentiation, when applied to exporter Brazilian companies of manufactured products, tend to reduce even more the export performance. Innovation when combined with international diversification can be an efficient strategy to improve export performance of exporter Brazilian companies. Keywords:pt_BR
dc.format.extent125 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/848
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectDiferenciação de produtospt_BR
dc.subjectOrientação para mercadopt_BR
dc.subjectEmpresas exportadoras brasileiraspt_BR
dc.subjectExportpt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.subjectProduct differentiationpt_BR
dc.subjectMarket orientationpt_BR
dc.subjectBrazilian exporter companiespt_BR
dc.titleAnálise do impacto da inovação, diferenciação de produtos e orientação para mercado no desempenho de exportação de empresas exportadoras brasileiraspt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberBarros, Henrique Machado
local.contributor.boardmemberCarneiro, Jorge Manoel Teixeira
local.typeDissertaçãopt_BR

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