Um Novo Índice de Qualidade da Educação Básica e seus Efeitos sobre a Saúde, Educação e Emprego dos Jovens Brasileiros
dc.contributor.author | NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO | |
dc.contributor.author | Salomão, Luciano | |
dc.coverage.cidade | São Paulo | pt_BR |
dc.coverage.pais | Brasil | pt_BR |
dc.creator | Salomão, Luciano | |
dc.date.accessioned | 2023-12-13T14:53:45Z | |
dc.date.available | 2023-12-13T14:53:45Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Neste artigo construímos um novo indicador de qualidade da educação básica (IDEB ENEM), que mede quanto cada município contribuí para a progressão e o aprendizado dos jovens no seu sistema escolar, desde o primeiro ano do ensino fundamental até o final do ensino médio. Esse indicador tem dois componentes: a porcentagem de alunos matriculados no 1º ano do ensino fundamental aos 6/7 anos de idade que completa o ensino médio e faz o ENEM aos 17/18 anos de idade 10 anos depois e a nota média que esses alunos tiram no ENEM. Além disto, examinamos qual o efeito da variação nesse indicador educacional nos municípios entre 2009 e 2014 sobre mudanças no número de homicídios, no ingresso no ensino superior e na geração de empregos entre os jovens desses mesmos municípios entre 2014 e 2019. As análises descritivas mostram que a proporção de jovens que faz o ENEM aumentou entre 2009 e 2016, mas depois declinou até 2019. As notas médias no ENEM declinaram entre 2009 e 2014 e depois se estabilizaram. O novo índice de qualidade da educação básica aumentou entre 2009 e 2014 em todas as regiões do Brasil, mas especialmente nos estados do Ceará e RJ. Os resultados mostram que os municípios que mais melhoraram nesse indicador também apresentaram maior redução no número de homicídios entre os jovens, aumento nas matrículas do ensino superior e aumento na geração de empregos entre os jovens no período subsequente. Um aumento de um ponto no IDEB-ENEM está associado com uma diminuição de 25% nos homicídios, um aumento de 14% nas matrículas e de 200% na geração de empregos entre os jovens | pt_BR |
dc.description.notes | Produção vinculada a Cátedra Ruth Cardoso | pt_BR |
dc.format.extent | 21 p. | pt_BR |
dc.format.medium | Digital | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6155 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Policy Paper | pt_BR |
dc.rights.license | TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM. | pt_BR |
dc.title | Um Novo Índice de Qualidade da Educação Básica e seus Efeitos sobre a Saúde, Educação e Emprego dos Jovens Brasileiros | pt_BR |
dc.type | Policy Paper | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.identifier.sourceUri | https://www.insper.edu.br/wp-content/uploads/2022/10/Policy_Paper_66.pdf | |
local.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
local.type | Policy Paper | pt_BR |
relation.isAuthorOfPublication | f6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97 | |
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