Um Novo Índice de Qualidade da Educação Básica e seus Efeitos sobre a Saúde, Educação e Emprego dos Jovens Brasileiros
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Autores
Salomão, Luciano
Orientador
Co-orientadores
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Tipo de documento
Policy Paper
Data
2022
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Resumo
Neste artigo construímos um novo indicador de qualidade da educação básica (IDEB ENEM), que mede quanto cada município contribuí para a progressão e o aprendizado dos
jovens no seu sistema escolar, desde o primeiro ano do ensino fundamental até o final do ensino
médio. Esse indicador tem dois componentes: a porcentagem de alunos matriculados no 1º ano
do ensino fundamental aos 6/7 anos de idade que completa o ensino médio e faz o ENEM aos
17/18 anos de idade 10 anos depois e a nota média que esses alunos tiram no ENEM. Além
disto, examinamos qual o efeito da variação nesse indicador educacional nos municípios entre
2009 e 2014 sobre mudanças no número de homicídios, no ingresso no ensino superior e na
geração de empregos entre os jovens desses mesmos municípios entre 2014 e 2019. As análises
descritivas mostram que a proporção de jovens que faz o ENEM aumentou entre 2009 e 2016,
mas depois declinou até 2019. As notas médias no ENEM declinaram entre 2009 e 2014 e
depois se estabilizaram. O novo índice de qualidade da educação básica aumentou entre 2009
e 2014 em todas as regiões do Brasil, mas especialmente nos estados do Ceará e RJ. Os
resultados mostram que os municípios que mais melhoraram nesse indicador também
apresentaram maior redução no número de homicídios entre os jovens, aumento nas matrículas
do ensino superior e aumento na geração de empregos entre os jovens no período subsequente.
Um aumento de um ponto no IDEB-ENEM está associado com uma diminuição de 25% nos
homicídios, um aumento de 14% nas matrículas e de 200% na geração de empregos entre os
jovens
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Idioma
Português
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