Mercado brasileiros de meios de pagamento eletrônico: uma análise estratégica do efeito da abertura do mercado de credenciamento sobre a competitividade

dc.contributor.advisorBugarin, Maurício Soares
dc.contributor.authorLôbo, Gustavo Mendes
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorLôbo, Gustavo Mendes
dc.date.accessioned2021-09-13T03:25:04Z
dc.date.accessioned2015-10-07T22:20:05Z
dc.date.available2021-09-13T03:25:04Z
dc.date.available2015-10-07T22:20:05Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractUm aumento da penetração de meios de pagamento eletrônicos beneficia a sociedade pela diminuição de custos relacionados ao uso de papel-moeda e cheques. Esse custo é ainda mais alto no Brasil por causa de riscos de assalto, custos de transporte de valores e possibilidade de inadimplência via cheques sem fundo (em função da cultura do cheque pré-datado), o que leva a um aumento de preço do uso desse meio para os lojistas e acaba limitando a participação de novos agentes estabelecimentos nesse mercado. A intenção do governo é tomar medidas que aumentem a concorrência, o que poderia levar à redução nos custos envolvidos nas transações e, portanto, maior penetração desse meio entre lojistas. Em antecipação a eventuais medidas restritivas, a maior bandeira do país em volume transacionado, Visa, decidiu eliminar a cláusula de exclusividade de seu contrato com a credenciadora Cielo. Com o fim da exclusividade, cairia a barreira contratual à entrada de novas credenciadoras no mercado. Nesse trabalho analisamos o impacto dessa medida sobre a concorrência no setor. Os resultados obtidos mostram que a barreira a entrada de novas credenciadoras no novo cenário competitivo é relativamente baixa: uma credenciadora suficientemente paciente somente entraria no mercado se conseguisse pelo menos 1,08% de participação. Contudo, a alta concentração do mercado bancário brasileiro impede a entrada de um número significativo de novas firmas. De acordo com os dados analisados, provavelmente apenas uma nova credenciadora poderá ser suficientemente forte para superar a barreira à entrada associada ao mínimo de participação encontrado. Os dados sugerem ainda que isso não será suficiente para haver queda nos preços cobrados aos lojistas.pt_BR
dc.description.otherThe whole society benefits when the share of electronic means of payment increases, because of the reduction in the costs related to the use of cash and checks. This cost is even higher in Brazil because of risks of robberies, cash transportation costs and checks delinquency (due to the acceptance of checks to future payment). This increases the price charged to merchants and limits the participation of new merchants in the market. The government intends to take measures in order to increase competition, which could lead to a cost reduction in the transactions and boost penetration in the merchants. In anticipation to restrictive measures, the biggest brand in transacted volume, Visa, decided to cancel the exclusivity clause in the agreement it had with the acquirer Cielo. With the end of the exclusivity, the barrier to enter the market would not exist anymore. In this work we analyze the impacts of this measure in competition. The results show that the barrier to news firms in relatively low: a sufficiently patient acquirer would enter the market if it could achieve at least 1.08% of market share. However, the high concentration degree in Brazilian banking market restricts the entrance of a significant number of new firms. According to the analyzed data, only one new acquirer would probably be strong enough to surpass the barrier related to the minimum market share needed. Furthermore the data suggests that this would not lead to a fall in prices charged to merchants.pt_BR
dc.format.extent44 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/896
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectBarreiras à entradapt_BR
dc.subjectMercado de dois ladospt_BR
dc.subjectCompetitionpt_BR
dc.subjectStrategypt_BR
dc.subjectBarriers to entrypt_BR
dc.subjectTwo sided marketpt_BR
dc.titleMercado brasileiros de meios de pagamento eletrônico: uma análise estratégica do efeito da abertura do mercado de credenciamento sobre a competitividadept_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberMoita, Rodrigo Menon Simoes
local.contributor.boardmemberRivano, Neantro Saavedra
local.typeDissertaçãopt_BR

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Imagem de Miniatura
Nome:
Gustavo Mendes Lôbo_Trabalho.pdf
Tamanho:
857.12 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
TEXTO COMPLETO
N/D
Nome:
Gustavo Mendes Lôbo_Autorizacaoaluno.pdf
Tamanho:
463.86 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
INDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNO

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Plain Text
Descrição: