A Influência do Constrangimento do Consumidor no Processo de Compra

dc.contributor.authorGIULIANA ISABELLA
dc.contributor.authorBarros, Lucia Salmonson Guimarães
dc.contributor.authorMazzon, José Afonso
dc.coverage.cidadeRio de Janeiropt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorBarros, Lucia Salmonson Guimarães
dc.creatorMazzon, José Afonso
dc.date.accessioned2022-10-13T14:11:15Z
dc.date.available2022-10-13T14:11:15Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO constrangimento é uma emoção que emerge em várias situações de compra e de consumo. Faltam estudos que abordem de forma abrangente como o consumidor se comporta no momento que está constrangido. Por isso, o objetivo deste artigo é mapear como o consumidor age durante o processo de compra em situações que geram constrangimento. Para isso, foi escolhido o varejo farmacêutico, onde é possível comprar uma série de produtos que podem causar constrangimento, como preservativos, testes de gravidez, pílula do dia seguinte, entre outros. Como estratégia de investigação empírica, entrevistas em profundidade com 30 balconistas de farmácia e 26 consumidores foram realizadas. A análise de conteúdo efetuada propiciou a elaboração de um frameworkconceitual e um conjunto de proposições. De acordo com oframework, o consumidor, ao se sentir constrangido, decide se abandona a compra (desistindo ou pedindo para outra pessoa fazê-la) ou se encara a situação; se optar por encarar a situação, toma coragem e desenvolve estratégias para enfrentá-la e terminá-la o mais breve possível. As ações dos consumidores são detalhadas neste framework.pt_BR
dc.description.otherEmbarrassment is an emotion that emerges during various purchase and consumption situations. There is a lack of studies comprehensively addressing how consumers behave when they are embarrassed. Therefore, the aim of this paper is to map how consumers behave during purchase process situations that cause embarrassment. To do so, drugstores were selected since they are places where a number of products that can cause embarrassment, such as condoms, pregnancy tests, and day-after pills, can be purchased. In-depth interviews with 30 drugstore sales representatives and 26 consumers were conducted using an empiric investigation strategy. Content analysis resulted in the creation of a conceptual framework and some theoretical propositions. According to the framework, consumers, when feeling embarrassed, decide whether to abandon the purchase (by giving up or asking someone else to make the purchase) or if they face the situation, remain confident, and develop strategies to deal with the situation and finish it as soon as possible. The framework details consumers’ actions.pt_BR
dc.format.extent626 - 648pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1982-7849rac20151944pt_BR
dc.identifier.issn1415-6555pt_BR
dc.identifier.issn1982-7849pt_BR
dc.identifier.issue5pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4265
dc.identifier.volume19pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.language.otherInglêspt_BR
dc.publisherANPADpt_BR
dc.relation.ispartofREVISTA DE ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEApt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORpt_BR
dc.subjectcomportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectconstrangimentopt_BR
dc.subjectemoçãopt_BR
dc.subjectvarejopt_BR
dc.subjectprocesso de comprapt_BR
dc.subject.keywordsconsumer behaviorpt_BR
dc.subject.keywordsembarrassmentpt_BR
dc.subject.keywordsemotionpt_BR
dc.subject.keywordspurchase processpt_BR
dc.subject.keywordsretailpt_BR
dc.subject.othercomportamento do consumidorpt_BR
dc.titleA Influência do Constrangimento do Consumidor no Processo de Comprapt_BR
dc.title.alternativeThe Influence of Consumer Embarrassment on the Purchase Processpt_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.identifier.sourceUrihttps://www.scielo.br/j/rac/a/w9dScghwz5w53RzQKwk9BpG/abstract/?lang=pt
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeArtigo Científicopt_BR
relation.isAuthorOfPublication394598a8-fe04-4eb9-b54d-adbf1979d28b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery394598a8-fe04-4eb9-b54d-adbf1979d28b
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