A intergeracionalidade como prática de responsabilidade social corporativa das empresas do setor de telecomunicações.

dc.contributor.advisorRoque, Pamela Gabrielle Romeu Gomespt_BR
dc.contributor.authorJunqueira, Gabriela Brocadello
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorJunqueira, Gabriela Brocadello
dc.date.accessioned2023-04-06T17:38:42Z
dc.date.available2023-04-06T17:38:42Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo observar a efetiva prática da sustentabilidade pelas empresas brasileiras, do viés da intergeracionalidade. A autora abordou, além da revisão bibliográfica, as escassas pesquisas existentes sobre o tema e demais obras de autores sobre o assunto. Além disso, foram analisadas quatro empresas do setor de telecomunicações, através da observação dos indicadores de gestão de pessoas e faixa etária, apresentados em Relatórios de Sustentabilidade de acordo com as diretrizes GRI (Global Reporting Initiative). O resultado obtido através da análise dos Relatórios de Sustentabilidade das empresas de telecomunicações foi corroborado pelo estudo apresentados no XI Congresso Nacional de Excelência em Gestão e pela pesquisa realizada pelo Instituto Ethos, em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Como a sustentabilidade, do ponto de vista da diversidade, é considerada importante meio para geração de valor e melhoria da imagem das empresas, abordamos no presente trabalho a Responsabilidade Social Corporativa (RSC), tendo a diversidade de idade, chamada de intergeracionalidade, como um dos pilares de prática responsável de gestão. Dessa maneira, conclui-se que, apesar de afirmarem as empresas o compromisso com a sustentabilidade organizacional e políticas de RSC, existe um ageísmo velado e institucionalizado, fazendo com que a evolução das organizações seja lenta e pouco expressiva do ponto de vista da diversidade de faixa etária.pt_BR
dc.description.otherThe goal of this research is to observe the practical effectiveness of sustainability by Brazilian corporations, in reference to intergenerationality. In addition to the bibliographic review, the author addressed the scarce existing research on the subject as well as works by other authors. Through the observation of people management indicators and age groups, four companies in the telecommunications sector were analyzed following the GRI (Global Reporting Initiative) guidelines in Sustainability Reports. The result obtained from analysis of the Sustainability Reports of the telecommunications companies was corroborated by the study presented at the XI National Congress of Management Excellence and by the research carried out by the Ethos Institute in cooperation with the Inter-American Development Bank. Diversity is considered an important means for generating value and improving the image of companies from the point of view of sustainability. In this paper we address corporate social responsibility (CSR), with age diversity, known as intergenerationality, as one of the pillars of the managerial responsibility. Thus, it is concluded that although companies affirm their commitment to organizational sustainability and CSR policies, there is a veiled and institutionalized ageism, making the evolution of organizations slow and insignificant in terms of diversity of age range.pt_BR
dc.description.qualificationlevelEspecialização (Lato sensu)pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5522
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectGovernança Corporativapt_BR
dc.subjectResponsabilidade social corporativapt_BR
dc.subjectRelatório de Sustentabilidadept_BR
dc.subjectAgeísmopt_BR
dc.subjectIntergeracionalidadept_BR
dc.subject.keywordsCorporate Governancept_BR
dc.subject.keywordsCorporate Social Responsibilitypt_BR
dc.subject.keywordsSustainability Reportpt_BR
dc.subject.keywordsAgeismpt_BR
dc.subject.keywordsIntergenerationalitypt_BR
dc.titleA intergeracionalidade como prática de responsabilidade social corporativa das empresas do setor de telecomunicações.pt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR

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