Dívida pública brasileira: uma análise da composição por VAR

dc.contributor.advisorJULIANA INHASZ
dc.contributor.authorHildinger, Karyn de Oliveira
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorHildinger, Karyn de Oliveira
dc.date.accessioned2017-08-04T15:31:08Z
dc.date.accessioned2021-09-13T02:44:06Z
dc.date.available2017
dc.date.available2017-08-04T15:31:08Z
dc.date.available2021-09-13T02:44:06Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo analisar a dívida pública brasileira e sua composição, entre março de 2009 e setembro de 2016, usando um modelo de suavização da tributação, que foi proposto por Robert Barro (1979) e serviu de base para o modelo desenvolvido por Ilan Goldfajn (2000) que estuda o caso brasileiro, utilizando um modelo de dois períodos, no qual no primeiro o governo deve escolher a composição da dívida pública, emitindo títulos que atingem sua maturidade após um período. Apesar da composição carteira ótima administrada pelo Tesouro Nacional, seguir um modelo de minimização do custo de financiamento, com um risco moderado. A dívida brasileira tem uma parcela interna e outra externa. Nos últimos anos, a participação da dívida interna sobre a dívida total vem crescendo e sendo atualmente na composição a maior parte. A composição da carteira ótima estimada pelo modelo de Goldfajn (2000) será comparada à composição observada, pelo Tesouro Nacional. O modelo utilizado não conseguiu encontrar uma composição ótima próxima à observada, porém consegue acertar o movimento observado, confirmando que o governo brasileiro busca minimizar a perda dos agentes frente a choques macroeconômicos. Bem como a grande maioria dos trade-offs puderam ser confirmados, o que não foi confirmado se deu por conta do período analisado, no qual há uma queda forçada da taxa básica de juros.pt_BR
dc.description.otherThe objective of this work is to analyze the Brazilian public debt and its composition, between march 2009 and September 2016, using a tax smoothing model, proposed by Robert Barro (1979) and used by Ilan Goldfajn (2000), with a two periods model, in the first period the government choose the debt composition, issuing bonds, which reaches maturity after one period. Although the debt’s optimal portfolio composition, administrated by the Treasury, follows a financing costs model, with moderate risks. The public debt is composed by internal and external debt. In the last few years, internal debt participation has grown, being actually the greatest part of the total debt. The debt’s optimal portfolio composition estimated by Goldfajns model (2000) will be compared to the Treasury’s observed portfolio. The used model could not a find optimal composition of the debt that approaches to that observed, although it manage to hit the observed movement, confirming that the government minimizes the agents losses when hit by a macroeconomic shock. Also, most of the proposed trade-offs could be confirmed. The particular one, that could not be confirmed, was as a consequence of the analyzed period, when the interest rate was downward forced.pt_BR
dc.format.extent53 f.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1606
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.pt_BR
dc.subjectDivida públicapt_BR
dc.subjectTítulos públicospt_BR
dc.subjectTesouro nacionalpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectSuavização da tributaçãopt_BR
dc.subjectPublic debtpt_BR
dc.subjectBondspt_BR
dc.subjectTreasurypt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subjectTax smoothingpt_BR
dc.titleDívida pública brasileira: uma análise da composição por VARpt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberLeite Neto, Fernando Ribeiro
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
relation.isAdvisorOfPublication8ecea809-8bb6-4229-a3ab-a16f4fb41c24
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