Optimization approaches to a routing and scheduling problem of oil tankers

dc.contributor.authorVINICIUS PICANÇO RODRIGUES
dc.contributor.authorMorabito, Reinaldo
dc.contributor.authorYamashita, Denise
dc.contributor.authorSilva, Bruno Jensen Virginio da
dc.contributor.authorRibas, Paulo Cesar
dc.coverage.cidadeSão Carlospt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorMorabito, Reinaldo
dc.creatorYamashita, Denise
dc.creatorSilva, Bruno Jensen Virginio da
dc.creatorRibas, Paulo Cesar
dc.date.accessioned2022-10-21T14:54:25Z
dc.date.available2022-10-21T14:54:25Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste artigo estuda um problema de roteirização e programação de navios para cabotagem de petróleo, motivado pela operação real de uma empresa no litoral brasileiro. Os custos de transporte desempenham um papel importante na busca pela excelência operacional na indústria de petróleo e as perspectivas de crescimento na exploração de petróleo no Brasil têm tornado as operações mais demandantes de sistemas de apoio a decisões ágeis e eficazes. Neste artigo, apresenta-se uma abordagem de otimização para tratar este problema, composta por um modelo de programação linear inteira mista e uma heurística baseada em programação matemática, conhecida como relax-and-fix. O modelo proposto é inspirado em uma formulação de problemas de coleta e entrega com janelas de tempo e frota heterogênea, que minimiza custos decorrentes do consumo de combustível dos navios e dos contratos de afretamento. Além das restrições usuais de roteirização com coleta e entrega, este artigo considera as restrições específicas deste problema de transporte de petróleo. Experimentos numéricos com esta abordagem são apresentados para um conjunto de dados reais fornecidos pela empresa, os quais comprovam o potencial da abordagem para encontrar boas soluções para instâncias de tamanho moderado.pt_BR
dc.description.notesTexto Completopt_BR
dc.description.otherThis study analyzes a routing and scheduling problem of cabotage oil ships motivated by the actual operation of an oil company along the Brazilian coast. Maritime transportation costs from offshore platforms to coastal terminals are an important issue in the search for operational excellence in the oil industry, and the prospects for growth in oil exploration in Brazil have made operations more demanding for agile and effective decision support systems (DSS). This paper presents an optimization approach to deal with this problem consisting of a mixed integer linear (MIP) programming model and an MIP heuristic known as relax and fix. The problem is formulated as a pickup and delivery vessel routing with time windows and heterogeneous fleet which minimizes the costs of fuel consumption of ships and freight contracts. In addition to the usual routing constraints, it also considers specific restrictions of oil maritime transportation problems. Numerical experiments with this approach are presented for a set of real data of the company, confirming that the optimization method is able to find good solutions for moderate-size problem instancespt_BR
dc.format.extent16 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/0104-530X1767-16pt_BR
dc.identifier.issn1806-9649pt_BR
dc.identifier.issn0104-530Xpt_BR
dc.identifier.issue4pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4369
dc.identifier.volume24pt_BR
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)pt_BR
dc.relation.ispartofGestão & Produçãopt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.pt_BR
dc.subjectRoteirização e programação de veículospt_BR
dc.subjectColeta e entregapt_BR
dc.subjectTransporte marítimopt_BR
dc.subjectPetróleopt_BR
dc.subjectRelax-and-fixpt_BR
dc.subjectHeurísticas baseadas em programação matemáticapt_BR
dc.subject.keywordsVehicles routing and schedulingpt_BR
dc.subject.keywordsPickup and deliverypt_BR
dc.subject.keywordsMaritime transportpt_BR
dc.subject.keywordsOil industrypt_BR
dc.subject.keywordsRelax-and-fixpt_BR
dc.subject.keywordsMIP heuristicspt_BR
dc.titleOptimization approaches to a routing and scheduling problem of oil tankerspt_BR
dc.title.alternativeAbordagens de otimização para um problema de roteirização e programação de navios petroleirospt_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.identifier.sourceUrihttps://www.scielo.br/j/gp/a/frcMBRVXw6KRkqVCNgyFwQS/?lang=pt
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.subject.cnpqEngenhariaspt_BR
local.typeArtigo Científicopt_BR
relation.isAuthorOfPublication5aef7c74-9d60-4936-a1ee-429b4b71fd6d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5aef7c74-9d60-4936-a1ee-429b4b71fd6d
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
N/D
Nome:
Artigo_2017_Optimization approaches to a routing and scheduling problem_TC.pdf
Tamanho:
1.03 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Artigo_2017_Optimization approaches to a routing and scheduling problem_TC
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Acesso_Primeira Pagina_Optimization approaches to a routing and scheduling problem of oil tankers.pdf
Tamanho:
659.79 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: