Comparação entre companhias aéreas brasileiras: eficiência na utilização do combustível

dc.contributor.advisorADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO
dc.contributor.authorFerreira, Luciana Sabino
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorFerreira, Luciana Sabino
dc.date.accessioned2019-05-06T19:42:02Z
dc.date.accessioned2021-09-13T02:49:33Z
dc.date.available2018
dc.date.available2019-05-06T19:42:02Z
dc.date.available2021-09-13T02:49:33Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO setor aéreo brasileiro tem a importante missão de integrar o vasto território nacional. A recente desregularização desse setor permitiu o aumento da competição entre as empresas, o que incentiva a melhoria da eficiência das companhias aéreas. Entre os fatores a se medir a eficiência, o consumo de combustível tem importante papel e representa um dos maiores custos às empresas. Este estudo buscou analisar a eficiência das companhias na utilização do combustível através de um modelo de regressão estimado por máxima verossimilhança. As variáveis utilizadas foram RPK (receita passageiro quilometro), número de decolagens, tamanho médio das aeronaves e distância percorrida. Os resultados encontrados foram consistentes com a literatura, em que a Gol foi a companhia aérea mais eficiente no período analisado. Além disso, constata que a ineficiência é majoritariamente atribuída à ineficiência das próprias companhias aéreas do que a fatores externos.pt_BR
dc.description.otherBrazil’s air transportation sector has the important mission of integrating the national territory. The deregulation of this sector is recent and has allowed the increase of competition between companies. The greater competitiveness of companies encourages the improvement of the efficiency of airlines. Among the factors to measure efficiency, fuel consumption plays an important role and represents one of the biggest costs to companies. The purpose of this study is to analyze the efficiency of the companies in the use of the fuel through a regression estimated by maximum likelihood. The variables used were RPK (passenger mileage), number of departures, average aircraft size and distance traveled. The results were consistent with the literature, in which Gol was the most efficient airline in the analyzed period. Also, inefficiency is mostly attributed to airline inefficiencies rather than to external factors.pt_BR
dc.format.extent32 f.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2108
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.pt_BR
dc.subjectEficiência de Combustível. Companhias aéreas. Brasil.pt_BR
dc.titleComparação entre companhias aéreas brasileiras: eficiência na utilização do combustívelpt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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