Efeitos da pandemia na aceleração do uso da internet como meio de compra no mercado de vestuário brasileiro

dc.contributor.advisorLaban Neto, Silvio Abrahaopt_BR
dc.contributor.authorFrança, Nícolas Gomes
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorFrança, Nícolas Gomes
dc.date.accessioned2023-06-01T17:57:47Z
dc.date.available2023-06-01T17:57:47Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractAinda que o surgimento da pandemia do COVID-19 tenha afetado a todos de maneira negativa e em diversos aspectos, mostrou-se evidente uma oportunidade única de estudos relativos ao comportamento do consumidor e sua necessidade para melhor efetividade de estratégias de negócios. Baseando-se no artigo de Julia Koch, Britta Frommeyer e Gerhard Schewe (2020), este trabalho visa entender melhor como a pandemia do COVID-19 acelerou o uso de plataformas online para compra de vestuário, assim como a percepção do consumidor frente à oferta de lojas físicas e aumento na frequência de compras. O objetivo deste estudo seria o de comparar a importância de normas subjetivas e motivos utilitários e hedônicos, e suas respectivas relações com o padrão de consumo brasileiro no mercado de vestuário. Os resultados encontrados seriam que determinadas variáveis utilitárias, normas subjetivas internas e externas afetam positivamente a utilização da internet como meio de consumo e a frequência de compra. Em relação à piora na percepção de oferta de lojas físicas, esta seria afetada positivamente por certas normas subjetivas externas e negativamente pela satisfação do cliente com suas compras realizadas ao longo da pandemia.pt_BR
dc.description.otherEven though the emergence of the COVID-19 pandemic has affected everyone in a negative way and in several aspects, a unique opportunity for studies concerning consumer behavior and its necessity for better effectiveness of business strategies has become evident. Building on the article by Julia Koch, Britta Frommeyer, and Gerhard Schewe (2020), this paper aims to better understand how the COVID-19 pandemic has accelerated the use of online platforms for apparel shopping, as well as consumer perceptions of physical stores and increased shopping frequency. The purpose of this study is to compare the importance of subjective norms and utilitarian and hedonic motives, and their respective relations with the brazilian consumption pattern in the apparel market. The results found would be that certain utilitarian variables, internal and external subjective norms positively affect the use of the internet as a means of consumption and purchase frequency. In relation to the worsening of the perception of physical stores, this would be positively affected by particular external subjective norms and negatively by customer satisfaction with their purchases throughout the pandemic.pt_BR
dc.description.qualificationlevelGraduaçãopt_BR
dc.format.extent40 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5677
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectEcommercept_BR
dc.subjectVestuáriopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subject.keywordsEcommercept_BR
dc.subject.keywordsApparelpt_BR
dc.subject.keywordsPandemicspt_BR
dc.subject.keywordsFashionpt_BR
dc.subject.keywordsRetailpt_BR
dc.titleEfeitos da pandemia na aceleração do uso da internet como meio de compra no mercado de vestuário brasileiropt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberGIULIANA ISABELLA
local.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
relation.isBoardMemberOfPublication394598a8-fe04-4eb9-b54d-adbf1979d28b
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