O nível de educação financeira traz um comportamento e resultados diferentes?
dc.contributor.advisor | Madalozzo, Regina Carla | |
dc.contributor.author | Bugarin, Rodolfo José de Araújo | |
dc.coverage.spatial | São Paulo | pt_BR |
dc.creator | Bugarin, Rodolfo José de Araújo | |
dc.date.accessioned | 2021-09-13T03:15:04Z | |
dc.date.accessioned | 2015-09-29T22:31:39Z | |
dc.date.available | 2021-09-13T03:15:04Z | |
dc.date.available | 2015-09-29T22:31:39Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Educação financeira é um tema que vem sendo objeto de estudos desde a década de 90 nos países ocidentais. Programas de governo, inclusive no Brasil, têm sido estabelecidos para alfabetizar a população em finanças pessoais. O objetivo do presente trabalho é entender se educação financeira leva a decisões de investimentos e economias pessoais mais eficientes, ou seja, se os indivíduos que tiveram acesso à “educação financeira” de fato lidam melhor com suas finanças pessoais do que indivíduos que não tiveram este acesso. Para fazermos este trabalho, conduzimos uma pesquisa de campo através da aplicação de um questionário, via redes sociais, sobre educação financeira, situação patrimonial e renda e sobre decisões de investimento e dívidas. A nossa análise indicou que aquelas pessoas que possuem um maior grau de instrução financeira tem de fato um comportamento diferente (e mais positivo) com suas finanças pessoais: possuem menos dívidas, acumulam mais reservas financeiras e agem mais racionalmente diante de situações de risco. | pt_BR |
dc.description.other | Financial education is a topic that has been studied since the 90s in Western countries. Government programs, including Brazil, have been established for the population literate in personal finance. The objective of this study is to understand whether "Financial Education" leads to more efficient investment decisions and personal economies, i.e., whether the individuals who had access to financial education actually deal with your personal finances better than individuals who did not have this access. To make this research, we conducted a field survey through a questionnaire with questions on financial education, patrimony, income, investment decisions and debts. Our analysis indicated that those who have a greater degree of financial literacy has actually behave differently (and more positive) with theirs personal finances: they have less debt, accumulate more financial reserves and act more rationally in situations of risk. | pt_BR |
dc.format.extent | 56 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/792 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.uri | TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM. | pt_BR |
dc.subject | Finanças comportamentais | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Consumidor | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização financeira | pt_BR |
dc.subject | Behavioral economics | pt_BR |
dc.subject | Financial education | pt_BR |
dc.subject | Consumer | pt_BR |
dc.subject | Financial literacy | pt_BR |
dc.title | O nível de educação financeira traz um comportamento e resultados diferentes? | pt_BR |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.type | Dissertação | pt_BR |
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