O nível de educação financeira traz um comportamento e resultados diferentes?

dc.contributor.advisorMadalozzo, Regina Carla
dc.contributor.authorBugarin, Rodolfo José de Araújo
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorBugarin, Rodolfo José de Araújo
dc.date.accessioned2021-09-13T03:15:04Z
dc.date.accessioned2015-09-29T22:31:39Z
dc.date.available2021-09-13T03:15:04Z
dc.date.available2015-09-29T22:31:39Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractEducação financeira é um tema que vem sendo objeto de estudos desde a década de 90 nos países ocidentais. Programas de governo, inclusive no Brasil, têm sido estabelecidos para alfabetizar a população em finanças pessoais. O objetivo do presente trabalho é entender se educação financeira leva a decisões de investimentos e economias pessoais mais eficientes, ou seja, se os indivíduos que tiveram acesso à “educação financeira” de fato lidam melhor com suas finanças pessoais do que indivíduos que não tiveram este acesso. Para fazermos este trabalho, conduzimos uma pesquisa de campo através da aplicação de um questionário, via redes sociais, sobre educação financeira, situação patrimonial e renda e sobre decisões de investimento e dívidas. A nossa análise indicou que aquelas pessoas que possuem um maior grau de instrução financeira tem de fato um comportamento diferente (e mais positivo) com suas finanças pessoais: possuem menos dívidas, acumulam mais reservas financeiras e agem mais racionalmente diante de situações de risco.pt_BR
dc.description.otherFinancial education is a topic that has been studied since the 90s in Western countries. Government programs, including Brazil, have been established for the population literate in personal finance. The objective of this study is to understand whether "Financial Education" leads to more efficient investment decisions and personal economies, i.e., whether the individuals who had access to financial education actually deal with your personal finances better than individuals who did not have this access. To make this research, we conducted a field survey through a questionnaire with questions on financial education, patrimony, income, investment decisions and debts. Our analysis indicated that those who have a greater degree of financial literacy has actually behave differently (and more positive) with theirs personal finances: they have less debt, accumulate more financial reserves and act more rationally in situations of risk.pt_BR
dc.format.extent56 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/792
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectFinanças comportamentaispt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.subjectAlfabetização financeirapt_BR
dc.subjectBehavioral economicspt_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subjectConsumerpt_BR
dc.subjectFinancial literacypt_BR
dc.titleO nível de educação financeira traz um comportamento e resultados diferentes?pt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.typeDissertaçãopt_BR
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