Composição da dívida pública brasileira: custos e benefícios da utilização do modelo de suavização de tributação
dc.contributor.advisor | JULIANA INHASZ | |
dc.contributor.author | Ferreira, Rodrigo Santana | |
dc.contributor.author | ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO | |
dc.coverage.cidade | São Paulo | pt_BR |
dc.coverage.pais | Brasil | pt_BR |
dc.creator | Ferreira, Rodrigo Santana | |
dc.date.accessioned | 2023-08-29T19:02:43Z | |
dc.date.available | 2023-08-29T19:02:43Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um modelo de otimização da dívida pública que tem como objetivo minimizar as perdas de bem-estar social ao equilibrar o trade-off que os governos enfrentam na hora de se financiar, seja através do aumento de impostos ou da redução de gastos. Os resultados obtidos com a utilização deste modelo demonstraram que há ganhos financeiros relevantes, particularmente na suavização de tributação, o que poderia gerar uma economia média de 0,27% do PIB por ano. Adicionalmente, estimamos que a utilização do modelo poderia acrescentar R$ 214 bilhões de valor à economia no período entre dezembro de 2010 e abril de 2022. O modelo de suavização de tributação foi inicialmente proposto por Goldfajn (2000) como um modelo que considerava três tipos de dívidas em dois períodos. Posteriormente, Inhasz (2013) complementou esse modelo com uma nova estrutura que incluiu quatro tipos de dívidas e infinitos períodos. Neste estudo, analisamos quatro tipos de dívidas: pré-fixadas, pós-fixadas, cambiais e indexadas à inflação. Para estimar as matrizes de variâncias e covariâncias das séries, utilizamos o modelo de heterocedasticidade condicional M-GARCH. Com isso, conseguimos obter os valores ótimos para cada tipo de dívida estudada e comparamos cada tipo de dívida em seu formato ótimo com o histórico observado pela carteira do Tesouro Nacional, avaliando suas trajetórias. Em resumo, este estudo apresenta um modelo de otimização da dívida pública que pode gerar ganhos financeiros significativos, especialmente na suavização da tributação. Além disso, este trabalho expande o modelo inicial proposto por Goldfajn (2000) ao incluir mais tipos de dívidas e períodos, permitindo uma análise mais detalhada das trajetórias das dívidas em diferentes cenários | pt_BR |
dc.description.other | This work presents a public debt optimization model aimed at minimizing the social welfare losses that governments face when balancing the trade-off between raising taxes or reducing spending. The results obtained with the use of this model demonstrate relevant financial gains, particularly in tax smoothing, which could generate an average annual savings of 0.27% of GDP. Additionally, we estimate that the use of the model could add R$ 214 billion in value to the economy in the period from December 2010 to April 2022. The tax smoothing model was initially proposed by Goldfajn (2000) as a model that considered three types of debts over two periods. Later, Inhasz (2013) complemented this model with a new structure that included four types of debts and infinite periods. In this study, we analyzed four types of debts: fixed-rate, floating-rate, foreign-currency, and inflation-indexed. To estimate the variance-covariance matrices of the series, we used the M-GARCH conditional heteroskedasticity model. With this, we obtained optimal values for each type of debt studied and compared each debt type in its optimal format with the history observed by the National Treasury portfolio, evaluating their trajectories. In summary, this study presents a public debt optimization model that can generate significant financial gains, especially in tax smoothing. Furthermore, this work expands the initial model proposed by Goldfajn (2000) by including more debt types and periods, allowing for a more detailed analysis of debt trajectories under different scenarios. | pt_BR |
dc.description.qualificationlevel | Mestrado | pt_BR |
dc.format.extent | 48 p. | pt_BR |
dc.format.medium | Digital | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6051 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM | pt_BR |
dc.subject | Macroeconomia | pt_BR |
dc.subject | Dívida Pública | pt_BR |
dc.subject | Inflação | pt_BR |
dc.subject | Renda Fixa | pt_BR |
dc.subject.keywords | Macroeconomics | pt_BR |
dc.subject.keywords | Public Debt | pt_BR |
dc.subject.keywords | Inflation | pt_BR |
dc.subject.keywords | Fixed Income | pt_BR |
dc.title | Composição da dívida pública brasileira: custos e benefícios da utilização do modelo de suavização de tributação | pt_BR |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.contributor.boardmember | PAULO SERGIO OLIVEIRA RIBEIRO | |
local.contributor.boardmember | Bueno, Rodrigo de Losso da Silveira | pt_BR |
local.subject.cnpq | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
local.type | Dissertação | pt_BR |
relation.isAdvisorOfPublication | 8ecea809-8bb6-4229-a3ab-a16f4fb41c24 | |
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