A relação entre abertura comercial e PIB per Capita: Nações do Mercosul e o crescimento econômico latino.
Autores
Santi, Arthur Gennari
Orientador
Genicolo-Martins, Dárcio
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2022
Resumo
O acesso e disposição para a realização de comércio possibilitaram que países ao redor do mundo estabelecessem uma trajetória virtuosa de crescimento econômico. O presente estudo visa compreender a relevância do comércio internacional para as economias latinas. A compreensão dos fatores que possibilitam o desenvolvimento econômico é fundamental para que países emergentes possam, futuramente, ter uma plena ascensão e ingressem como uma economia sólida nas negociações contemporâneas.
Para a análise empírica do estudo, será usada uma base de dados provenientes do Banco Mundial, Fraser Institute e Our World In Data, com os valores de indicadores de desenvolvimento econômico, comércio, qualidade institucional, liberdade econômica de inúmeros países, entre os anos 2000 e 2019. Será implementado o método de dados em painel, com metodologia de 2sls (Mínimos Quadrados em Dois Estágios) e testes de robustez, para testar empiricamente a distinção da abertura comercial, como relevantes para o desenvolvimento econômico.
A análise possibilita estimar que o comércio internacional não evidenciou relevância estatisticamente significativa no crescimento do PIB per Capita. Entretanto, variáveis como população urbana e liberdade econômica são significantes para o modelo estudado.
Palavras-chave
comércio internacional; abertura comercial; PIB per capita; países emergentes
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Exatas e da Terra