Diferencial de tarifa entre pico e vale como ferramenta de suavização da demanda no sistema de transporte público da cidade de São Paulo

dc.contributor.advisorMoita, Rodrigo Menon Simões
dc.contributor.authorFeres, Leonardo Jamil
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorFeres, Leonardo Jamil
dc.date.accessioned2021-09-13T03:18:30Z
dc.date.accessioned2015-09-18T22:00:00Z
dc.date.available2021-09-13T03:18:30Z
dc.date.available2015-09-18T22:00:00Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA demanda por transporte público de qualidade nas grandes cidades do mundo é definitivamente crescente e ponto crucial na qualidade de vida dos cidadãos, o objetivo deste trabalho é estimar o impacto de tarifas variáveis ao longo do dia na demanda por transporte público. Através de um modelo LOGIT de escolha discreta a conclusão é que, apesar da baixa elasticidade a preço dos usuários do transporte público, é possível suavizar a demanda eventualmente sem perda de receitas caso seja concedido desconto de 10% na tarifa durante o horário de vale (fora-do-pico).pt_BR
dc.description.otherThe increasing demand for a good quality public transit system on the big cities in the world is definitely a crucial issue for life quality of all citizens, the goal of this work is to estimate the impact of variable fares throughout the day on the demand for public transportation. Using a discrete choice model (LOGIT), the conclusion is that, although the low price elasticity of the commuters, it is possible to smooth the demand eventually having no revenue loss, when a discount of 10% on the off-peak fare is offered.pt_BR
dc.format.extent45 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/701
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectModelo de escolha discretapt_BR
dc.subjectTransporte Públicopt_BR
dc.subjectDiscrete choice modelpt_BR
dc.subjectPublic transportationpt_BR
dc.titleDiferencial de tarifa entre pico e vale como ferramenta de suavização da demanda no sistema de transporte público da cidade de São Paulopt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberJOÃO MANOEL PINHO DE MELLO
local.contributor.boardmemberLucinda, Cláudio Ribeiro De
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isBoardMemberOfPublication6e3d1f3d-a3fc-4951-8adc-af602f1343d2
relation.isBoardMemberOfPublication.latestForDiscovery6e3d1f3d-a3fc-4951-8adc-af602f1343d2
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Leonardo Jamil Feres_Trabalho.pdf
Tamanho:
860.95 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
TEXTO COMPLETO
N/D
Nome:
Leonardo Jamil Feres_Autorizacao.pdf
Tamanho:
445.62 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
INDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNO
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Plain Text
Descrição: