Análise de Preferência Conjunta: Um estudo sobre a omissão de atributos

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Autores
Pretto, Karina
Orientador
Co-orientadores
Tipo de documento
Artigo Científico
Data
2009
Título da Revista
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Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A Análise de Preferência Conjunta - APC, ou Conjoint Analysis, é uma metodologia estatística, amplamente utilizada em pesquisas de marketing, que se preocupa em identificar características (atributos) de um produto que mais se associam com a preferência do consumidor. Quando se tem uma quantidade excessiva de atributos, o número de possíveis estímulos pode ser muito elevado. Uma alternativa, nestes casos, é a apresentação de estímulos incompletos. Embora o ganho de tempo e a redução no número de configurações apresentadas possam ser significativos, cabe avaliar se a apresentação de um estímulo incompleto interfere no processo de julgamento, ou seja, deve-se investigar até que ponto um atributo, mesmo ausente, interfere na avaliação do respondente. Neste trabalho, são discutidas algumas propostas de mensuração da influência de atributos ausentes na avaliação quando estímulos incompletos são apresentados aos respondentes. É apresentada uma aplicação a dados reais da área de recursos humanos.

Titulo de periódico
Revista Brasileira de Estatistica - RBEs
Título de Livro
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Exatas e da Terra
Citação