Análise da percepção do consumidor em relação ao patrocínio de marcas em times de futebol: um estudo do recall de marca e atitude em relação à compra

dc.contributor.advisorLaban Neto, Silvio Abrahao
dc.contributor.authorEjzenmesser, Renato
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorEjzenmesser, Renato
dc.date.accessioned2021-09-13T02:45:59Z
dc.date.accessioned2017-04-20T12:52:01Z
dc.date.available2021-09-13T02:45:59Z
dc.date.available2016
dc.date.available2017-04-20T12:52:01Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractTrabalho apresentado para conclusão de curso em Ciências Econômicas com o intuito de avaliar o recall de marca e a atitude em relação a compra de produtos dos patrocinadores dos principais clubes de futebol do estado de São Paulo. Nesse estudo, serão apresentados resultados obtidos com as marcas que tiveram sua imagem presente nos uniformes de Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos nos últimos cinco anos. O estudo apresenta análises estatísticas usualmente usadas em projetos de marketing para justificar seus resultados. Sendo que foi feita uma análise descritiva das marcas mais lembradas e as características que levarão aos resultados obtidos. Um modelo logit foi usado para explicar os fatores que levam uma marca a ser lembrada (ou não) pelos torcedores. O objetivo é fornecer um panorama geral da atividade no mercado paulista e a reação dos torcedores aos patrocinadores. Isso se faz necessário uma vez que as empresas estão investindo cada vez mais verba nessa área e usar mecanismos de mensuração passou a ter maior importância.pt_BR
dc.description.otherProject presented for the conclusion of BA Sciences Economics in purpose of evaluating brand recall and purchase intention of the brands that sponsors the main São Paulo state football teams. In this study, it will be showcased results for the brands that had its trademark on the uniforms of Corinthians, Palmeiras, São Paulo and Santos since 2011. This project presents statistical analysis frequently used in marketing projects to justify its results, given it was made a descriptive analysis of the most recalled brands and its characteristics. Also, a logit model was used to explain the factors that lead a brand to be recognized or not by the soccer fans. The objective is to offer an overview of the sponsorship activities in São Paulo and the response of the fans to these brands. This study is needed once companies are increasingly investing money in this marketing activity and require an appropriate measurement mechanism.pt_BR
dc.format.extent59 f.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1583
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.pt_BR
dc.subjectPatrocíniopt_BR
dc.subjectmarcaspt_BR
dc.subjecttimes de futebolpt_BR
dc.subjectpercepção do consumidorpt_BR
dc.subjectSponsorshippt_BR
dc.subjectbrandspt_BR
dc.subjectsoccer teamspt_BR
dc.subjectconsumer perceptionpt_BR
dc.titleAnálise da percepção do consumidor em relação ao patrocínio de marcas em times de futebol: um estudo do recall de marca e atitude em relação à comprapt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberDANNY PIMENTEL CLARO
local.contributor.boardmemberBara, Carlos Roberto Francisco
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
relation.isBoardMemberOfPublication4d0421e0-4cc8-4fb3-846a-581a48c752f5
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