Uma análise da Alibaba: impactos competitivos de seu IPO em seu mercado setorial
Autores
Abreu, Gabriel de Oliveira
Orientador
Gonçalves, Adalto Barbaceia
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2015
Resumo
Como o novo modelo de negócios dos últimos anos, o e-commerce vem adquirindo cada vez mais novos usuários com o progresso da tecnologia. Entre as maiores companhias de e-commerce americanas percebe-se que os maiores players (Amazon e Ebay) vêm dominando este mercado sem grandes concorrências. Porém, com o rápido desenvolvimento apresentado pelo setor americano, cada vez mais companhias apresentam interesse nesse setor, entre elas a Alibaba. Com o seu IPO estabelecido em 2014 a Alibaba apresentou o maior IPO da história arrecadando U$ 25 bilhões, sinalizando um alerta a seus concorrentes. Este estudo tem como objetivo analisar os impactos competitivos gerados pelo IPO da Alibaba sobre os seus maiores concorrentes de mercado, Amazon e o Ebay. Para medir os impactos foram analisados os preços das ações, o CAR das concorrentes, os KPIs (key performance indicators) e mudanças de estrutura da empresa. Após os cálculos realizados o estudo demonstrou que apesar de sua significância para o mercado, o IPO da Alibaba não afetou os preços das ações de suas concorrentes.
Palavras-chave
IPO; Vantagem competitiva; Alibaba; Key performance indicators; Performance; E-commerce; Competitive advantage
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Sinopse
Objetivos de aprendizagem
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Pagano, Leonardo
Rocha, Ricardo Humberto