Uma análise da Alibaba: impactos competitivos de seu IPO em seu mercado setorial

Imagem de Miniatura

Autores

Abreu, Gabriel de Oliveira

Orientador

Gonçalves, Adalto Barbaceia

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Trabalho de Conclusão de Curso

Data

2015

Unidades Organizacionais

Resumo

Como o novo modelo de negócios dos últimos anos, o e-commerce vem adquirindo cada vez mais novos usuários com o progresso da tecnologia. Entre as maiores companhias de e-commerce americanas percebe-se que os maiores players (Amazon e Ebay) vêm dominando este mercado sem grandes concorrências. Porém, com o rápido desenvolvimento apresentado pelo setor americano, cada vez mais companhias apresentam interesse nesse setor, entre elas a Alibaba. Com o seu IPO estabelecido em 2014 a Alibaba apresentou o maior IPO da história arrecadando U$ 25 bilhões, sinalizando um alerta a seus concorrentes. Este estudo tem como objetivo analisar os impactos competitivos gerados pelo IPO da Alibaba sobre os seus maiores concorrentes de mercado, Amazon e o Ebay. Para medir os impactos foram analisados os preços das ações, o CAR das concorrentes, os KPIs (key performance indicators) e mudanças de estrutura da empresa. Após os cálculos realizados o estudo demonstrou que apesar de sua significância para o mercado, o IPO da Alibaba não afetou os preços das ações de suas concorrentes.

Palavras-chave

IPO; Vantagem competitiva; Alibaba; Key performance indicators; Performance; E-commerce; Competitive advantage

Titulo de periódico

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Sinopse

Objetivos de aprendizagem

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Pagano, Leonardo
Rocha, Ricardo Humberto

Área do Conhecimento CNPQ

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por