Uma análise da Alibaba: impactos competitivos de seu IPO em seu mercado setorial

Carregando...
Imagem de Miniatura
Orientador
Gonçalves, Adalto Barbaceia
Co-orientadores
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2015
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Como o novo modelo de negócios dos últimos anos, o e-commerce vem adquirindo cada vez mais novos usuários com o progresso da tecnologia. Entre as maiores companhias de e-commerce americanas percebe-se que os maiores players (Amazon e Ebay) vêm dominando este mercado sem grandes concorrências. Porém, com o rápido desenvolvimento apresentado pelo setor americano, cada vez mais companhias apresentam interesse nesse setor, entre elas a Alibaba. Com o seu IPO estabelecido em 2014 a Alibaba apresentou o maior IPO da história arrecadando U$ 25 bilhões, sinalizando um alerta a seus concorrentes. Este estudo tem como objetivo analisar os impactos competitivos gerados pelo IPO da Alibaba sobre os seus maiores concorrentes de mercado, Amazon e o Ebay. Para medir os impactos foram analisados os preços das ações, o CAR das concorrentes, os KPIs (key performance indicators) e mudanças de estrutura da empresa. Após os cálculos realizados o estudo demonstrou que apesar de sua significância para o mercado, o IPO da Alibaba não afetou os preços das ações de suas concorrentes.

Titulo de periódico
Título de Livro
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Pagano, Leonardo
Rocha, Ricardo Humberto
Área do Conhecimento CNPQ
Citação