Analisando a ambidestria organizacional sob a luz do apetite a riscos: um estudo de caso no mercado financeiro e de capitais
Autores
Demoner, Isaac Lee
Orientador
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Dissertação
Data
2019
Arquivos
Resumo
Conciliar, em um mesmo ambiente, o rigor necessário para a execução de processos operacionais seguros, robustos e resilientes à flexibilidade e experimentação indispensável ao desenvolvimento de iniciativas de inovação tem se mostrado um desafio às organizações e aos gestores. No mercado financeiro e de capitais a atuação intensiva dos órgãos reguladores, as necessidades cada vez mais sofisticadas dos clientes e o uso intensivo de alta tecnologia tornam esse cenário especialmente desafiador. Essa pesquisa se utiliza desse contexto para investigar as características da ambidestria organizacional em uma empresa brasileira do mercado financeiro e de capitais, e para isso foi dividida em duas etapas. A primeira etapa utiliza o modelo conceitual sugerido por Raisch e Birkinshaw (2008) para caracterizar esse ambiente ambidestro e a etapa seguinte sugere novos moderadores ao modelo conceitual. Inicialmente a pesquisa demonstra que a dualidade ambidestra do estudo de caso contrapõe os processos operacionais (que demandam segurança, robustez e resiliência) e as iniciativas de inovação (que demandam flexibilidade, criatividade e tolerância a erros) na concorrência por recursos financeiros, alocação de tempo e dedicação das equipes. Em seguida, a segunda etapa da pesquisa se propõe a detalhar os elementos que emergiram na análise do estudo de caso e que não são retratados no modelo conceitual de Raisch e Birkinshaw (2008), sendo eles: Diretrizes Estratégicas, Apetite a Riscos, Grupos Multidisciplinares, Incentivos e Motivação Individual. Esses elementos, estão sob o controle da gestão da organização estudada, e atuam ou possuem o potencial para atuar como moderadores dos conflitos e das tensões ocasionados pela dualidade ambidestra. O estudo traz contribuições teóricas e gerenciais ao aprofundar e analisar o modelo conceitual em um contexto específico e ao introduzir novos elementos moderadores que auxiliam na construção prática de um ambiente ambidestro.
Palavras-chave
Gerenciamento de riscos corporativos, Apetite a riscos, Ambidestria organizacional e Inovação.; Corporate risk management, Risk appetite, Organizational ambidexterity and Innovation.
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Ramos, Carla Sofia Dias
Kallas, David
Silva Junior, Antônio Francisco