The Rise of Impact-Oriented Strategies: Value Creation and Socio-Environmental Firm-Level Goals

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Tese
Data
2021
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Resumo
Nas últimas décadas, empresas têm sido intimadas a se engajar ativamente em questões ligadas ao desenvolvimento social e sustentável, um fenômeno extensivamente estudado por pesquisadores nas áreas de Estratégia e e Administração. Em quatro capítulos independentes, esta tese examina diversas dessas estratégias orientadas a impacto––i.e., ações estratégicas por meio das quais firmas buscam beneficiar stakeholders, comunidades ou a sociedade como um todo, ao mesmo tempo em que criam valor econômico para seus acionistas. O Capítulo Um examina um dilema encontrado em contextos em que os beneficiários de estratégias orientadas a impacto enfrentam limitações de recursos heterogêneas. O Capítulo Dois adota a perspectiva de corporações que implementam iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e discute como a unicidade das estratégias de RSC influencia os ganhos econômico-financeiros obtidos com essas estratégias. O Capítulo Três examina, teoricamente, se a existência de prêmios por RSC impacta o tipo de iniciativa de RSC escolhido pelas firmas: substantiva ou simbólica . Por fim, o Capítulo Quatro estuda uma estratégia orientada a impacto utilizada por empresas que buscam servir clientes de comunidades na base da pirâmide: parcerias com empreededores que operam nessas comunidades. Coletivamente, os quatro estudos que compõem esta dissertação contribuem para diversas linhas de pesquisa em Estratégia e Administração, incluindo as literaturas em impacto social e redução da pobreza, RSC estratégica, ação socio-ambiental simbólica e substantiva, e gestão de stakeholders.

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Inglês
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