The Rise of Impact-Oriented Strategies: Value Creation and Socio-Environmental Firm-Level Goals

dc.contributor.advisorSANDRO CABRAL
dc.contributor.authorNardi, Leandro
dc.coverage.spatialSão Paulo, SPpt_BR
dc.creatorNardi, Leandro
dc.date.accessioned2021-04-18T06:12:32Z
dc.date.accessioned2021-09-13T02:20:33Z
dc.date.available2021
dc.date.available2021-04-18T06:12:32Z
dc.date.available2021-09-13T02:20:33Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractNas últimas décadas, empresas têm sido intimadas a se engajar ativamente em questões ligadas ao desenvolvimento social e sustentável, um fenômeno extensivamente estudado por pesquisadores nas áreas de Estratégia e e Administração. Em quatro capítulos independentes, esta tese examina diversas dessas estratégias orientadas a impacto––i.e., ações estratégicas por meio das quais firmas buscam beneficiar stakeholders, comunidades ou a sociedade como um todo, ao mesmo tempo em que criam valor econômico para seus acionistas. O Capítulo Um examina um dilema encontrado em contextos em que os beneficiários de estratégias orientadas a impacto enfrentam limitações de recursos heterogêneas. O Capítulo Dois adota a perspectiva de corporações que implementam iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e discute como a unicidade das estratégias de RSC influencia os ganhos econômico-financeiros obtidos com essas estratégias. O Capítulo Três examina, teoricamente, se a existência de prêmios por RSC impacta o tipo de iniciativa de RSC escolhido pelas firmas: substantiva ou simbólica . Por fim, o Capítulo Quatro estuda uma estratégia orientada a impacto utilizada por empresas que buscam servir clientes de comunidades na base da pirâmide: parcerias com empreededores que operam nessas comunidades. Coletivamente, os quatro estudos que compõem esta dissertação contribuem para diversas linhas de pesquisa em Estratégia e Administração, incluindo as literaturas em impacto social e redução da pobreza, RSC estratégica, ação socio-ambiental simbólica e substantiva, e gestão de stakeholders.pt_BR
dc.description.otherIn the past decades, there have been increasing calls to engage companies in processes of societal transformation and development, a phenomenon that strategy scholars have analyzed from varying perspectives. Building on this burgeoning scholarship, in four independent chapters, I study several of these impact-oriented strategies––i.e., strategic actions through which businesses may actively seek to deliver benefits to stakeholders, communities or society at large, while also creating economic value for shareholders. Chapter One examines a dilemma faced by impact-oriented strategies whose beneficiaries are heterogeneous in their resource constraints. Chapter Two adopts the perspective of corporations implementing CSR initiatives and discusses the role of uniqueness in explaining firms’ capacity to derive value from CSR investments. Chapter Three theoretically examines whether and how the existence of a CSR-price premium affects firms’ propensity to invest in substantive, as opposed to merely symbolic, CSR initiatives. Finally, Chapter Four studies a specific impact-oriented strategy adopted by firms targeting base-of-the-pyramid markets: partnerships with entrepreneurs from targeted communities. Together, the four studies that form this dissertation contribute to several streams of research in strategic management, including the literatures on social impact and poverty alleviation, strategic CSR, symbolic versus substantive socio-environmental action, and stakeholder strategy.pt_BR
dc.format.extent190 f.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2798
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectCSR, value creation, social impact, base-of-the-pyramid, stakeholder strategypt_BR
dc.subjectRSC, criação de valor, impacto social, base da pirâmide, gestão de stakeholderspt_BR
dc.titleThe Rise of Impact-Oriented Strategies: Value Creation and Socio-Environmental Firm-Level Goalspt_BR
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
local.typeTesept_BR
relation.isAdvisorOfPublication76c81ecd-5a8e-48de-9d12-b62cebc2e626
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery76c81ecd-5a8e-48de-9d12-b62cebc2e626
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