Avaliando os efeitos da introdução de computadores em escolas públicas brasileiras

dc.contributor.authorSERGIO PINHEIRO FIRPO
dc.contributor.authorPieri, Renan Gomes De
dc.coverage.cidadeCampinaspt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorPieri, Renan Gomes De
dc.date.accessioned2022-10-06T15:02:09Z
dc.date.available2022-10-06T15:02:09Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo analisar os efeitos do uso de computadores e outras tecnologias de informação e comunicação nas escolas. Para isso, avalia-se a primeira etapa de um programa que distribuiu computadores e outros acessórios de informática e treinou professores de escolas pertencentes a municípios com baixo IDH. Estimou-se o impacto do programa sobre variáveis de desempenho dos alunos e variáveis de recursos nas escolas. Como resultado, observa-se que, a despeito do aumento significativo do acesso aos laboratórios de informática e ciência pelas escolas participantes, o impacto do programa no curto prazo tende a ser negativo sobre o desempenho dos alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Contudo, para alunos da 4ª série, esse resultado negativo fica menor em termos absolutos ao longo do tempo, indicando que parece haver um efeito de longo prazo positivo, porém pequeno, entre crianças mais novas e expostas às novas tecnologias de informação. Tal resultado não é encontrado para a 8ª série, onde foram verificados resultados de longo prazo nulos ou negativos, indicando que crianças mais velhas, quando expostas a tecnologias de informação nas escolas, não apresentam ganhos de aprendizado.pt_BR
dc.description.notesTexto Completopt_BR
dc.description.otherThis paper analyzes the effects of using computers and other information and communication technologies in schools. For this, we evaluate the first stage of a program that distributed computers and other computer accessories and trained teachers from schools belonging to municipalities with low HDI. We estimate the program’s impact on student performance variables and school resources variables. As a result, we find that despite the significant increase in access to computer and science labs by participant schools, the program’s impact in the short term is negative on performance of students of grades 4th and 8th. However, for students in 4th grade, this negative result is smaller over time, indicating that there seems to be a long term positive effect, although small, between younger children and exposed to new information technologies. This result is not found for the 8th grade, where we find longterm outcomes null or negative, indicating that older children, when exposed to information technology in schools, do not exhibit learning gains.pt_BR
dc.format.extentp. 153-190pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.20396/rbi.v11i0.8649040pt_BR
dc.identifier.issn2178-2822pt_BR
dc.identifier.issueNúmero Especial - Fronteiras da Avaliaçãopt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4149
dc.identifier.volume11pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherUnicamppt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Inovação, Campinaspt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORpt_BR
dc.subjectAprendizado com computadorespt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordsComputer assisted learningpt_BR
dc.subject.keywordsEducational policypt_BR
dc.subject.keywordsEducationpt_BR
dc.titleAvaliando os efeitos da introdução de computadores em escolas públicas brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeEvaluating the effects of introduction of computers in Brazilian public schoolspt_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.identifier.sourceUrihttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8649040
local.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
local.typeArtigo Científicopt_BR
relation.isAuthorOfPublication1063735c-3cb1-4177-82ac-0d9814544887
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1063735c-3cb1-4177-82ac-0d9814544887
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
N/D
Nome:
Artigo_2012_Avaliando os efeitos da introdução_TC.pdf
Tamanho:
898.73 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Artigo_2012_Avaliando os efeitos da introdução_TC
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Acesso_Primeira Pagina_Avaliando os efeitos da introdução de computadores em escolas públicas brasileiras.pdf
Tamanho:
62.08 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: