Programas Formais de Mentoring no Brasil: uma investigação dos relacionamentos
Autores
Carvalho, Adriana Quadros Brant De
Orientador
Islam, Gazi
Co-orientadores
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Tipo de documento
Dissertação
Data
2015
Resumo
As relações de mentoring impactam positivamente o desenvolvimento da liderança. A fim de fomentar esses relacionamentos para mais lideres, as organizações têm investido em programas formais de mentoring. Por meio das narrativas individuais das duplas mentor-mentee, neste estudo são investigados os programas formais internos e suas contribuições no desenvolvimento rumo a liderança. Mediante a aplicação de pesquisa qualitativa, conclui-se que a maneira como cada indivíduo participante entende o conceito de mentoring e suas experiências anteriores moldam o tipo de relacionamento a ser estabelecido, a importância da afinidade entre os participantes, e que os programas e processo de formação das duplas muitas vezes são subestimados pelos programas. Identificou-se que os mentores têm dificuldade em exercer o papel de sponsor. Por último, conclui-se que a maioria dos relacionamentos ainda está na fase de cultivo quando do termino do programa e são mais formais. Os resultados oferecem novos insights para melhorar os programas de mentoring e contribuem para preencher a lacuna de falta de estudos empíricos sobre os programas formais.
Palavras-chave
Mentoring; Desenvolvimento de recursos humanos; Relacionamentos mentor-mentee; Human resource development; Mentor-mentee relationship
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Sinopse
Objetivos de aprendizagem
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Ramos, Carla Sofia Dias
Mascarenhas, Andre Ofenhejm