Programas Formais de Mentoring no Brasil: uma investigação dos relacionamentos

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Orientador
Islam, Gazi
Co-orientadores
Tipo de documento
Dissertação
Data
2015
Título da Revista
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Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
As relações de mentoring impactam positivamente o desenvolvimento da liderança. A fim de fomentar esses relacionamentos para mais lideres, as organizações têm investido em programas formais de mentoring. Por meio das narrativas individuais das duplas mentor-mentee, neste estudo são investigados os programas formais internos e suas contribuições no desenvolvimento rumo a liderança. Mediante a aplicação de pesquisa qualitativa, conclui-se que a maneira como cada indivíduo participante entende o conceito de mentoring e suas experiências anteriores moldam o tipo de relacionamento a ser estabelecido, a importância da afinidade entre os participantes, e que os programas e processo de formação das duplas muitas vezes são subestimados pelos programas. Identificou-se que os mentores têm dificuldade em exercer o papel de sponsor. Por último, conclui-se que a maioria dos relacionamentos ainda está na fase de cultivo quando do termino do programa e são mais formais. Os resultados oferecem novos insights para melhorar os programas de mentoring e contribuem para preencher a lacuna de falta de estudos empíricos sobre os programas formais.

Titulo de periódico
Título de Livro
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Ramos, Carla Sofia Dias
Mascarenhas, Andre Ofenhejm
Área do Conhecimento CNPQ
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