Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1321
Type: Dissertação
Title: Programas Formais de Mentoring no Brasil: uma investigação dos relacionamentos
Authors: Carvalho, Adriana Quadros Brant De
Examination board: Ramos, Carla Sofia Dias
Mascarenhas, Andre Ofenhejm
Advisor: Islam, Gazi
Publication Date: 2015
Original Abstract: As relações de mentoring impactam positivamente o desenvolvimento da liderança. A fim de fomentar esses relacionamentos para mais lideres, as organizações têm investido em programas formais de mentoring. Por meio das narrativas individuais das duplas mentor-mentee, neste estudo são investigados os programas formais internos e suas contribuições no desenvolvimento rumo a liderança. Mediante a aplicação de pesquisa qualitativa, conclui-se que a maneira como cada indivíduo participante entende o conceito de mentoring e suas experiências anteriores moldam o tipo de relacionamento a ser estabelecido, a importância da afinidade entre os participantes, e que os programas e processo de formação das duplas muitas vezes são subestimados pelos programas. Identificou-se que os mentores têm dificuldade em exercer o papel de sponsor. Por último, conclui-se que a maioria dos relacionamentos ainda está na fase de cultivo quando do termino do programa e são mais formais. Os resultados oferecem novos insights para melhorar os programas de mentoring e contribuem para preencher a lacuna de falta de estudos empíricos sobre os programas formais.
Keywords in original language : Mentoring
Desenvolvimento de recursos humanos
Relacionamentos mentor-mentee
Human resource development
Mentor-mentee relationship
Language: Português
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriana Quadros Brant de Carvalho_Trabalho.pdfTEXTO COMPLETO1.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Adriana Quadros Brant de Carvalho_AutorizacaoAluno.pdfINDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNO487.19 kBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.