Nem muita folga, nem muito aperto: a relação entre restrição fiscal e parcerias público-privadas

dc.contributor.advisorAzedo, Paulo Furquim De
dc.contributor.authorAzevedo, Danilo
dc.coverage.spatialS�o Paulopt_BR
dc.creatorAzevedo, Danilo
dc.date.accessioned2021-09-13T03:13:27Z
dc.date.accessioned2018-03-27T13:38:17Z
dc.date.available2021-09-13T03:13:27Z
dc.date.available2016
dc.date.available2018-03-27T13:38:17Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractUma das formas utilizadas pelos governos para superar o déficit em infraestrutura é a realização de privatizações, concessões e parcerias públicoprivadas (PPPs). Pesquisas anteriores indicam que a restrição fiscal possui, da mesma forma com que ocorre em privatizações e concessões, uma influência positiva na realização de PPPs. No entanto, como as PPPs possuem uma estrutura de remuneração do parceiro privado com maior dependência do ente público, evidencia-se a necessidade de entender como a realização de PPPs é influenciada pela situação fiscal das administrações públicas. Esse trabalho investiga a hipótese, até então inexplorada, de um impacto não linear da situação fiscal na realização de PPPs, isto é, de que influência fiscal sobre a realização de PPPs se dá no formato de um ‘U’ invertido. Para tanto, utiliza-se uma base de dados composta por 104 autoridades administrativas que realizaram ou manifestaram intenção de realizar projetos de PPPs. Essa base foi elaborada por meio de uma amostra com 194 projetos de PPP no Brasil. A argumentação é comprovada empiricamente através do uso de modelos probit, logit e tobit em uma estrutura pooled panel. Os resultados corroboram a hipótese apresentada, sugerindo que uma política de fomento a PPPs deve levar em consideração a situação fiscal das autoridades públicas.pt_BR
dc.description.otherOne of the ways used by governments to overcome the infrastructure deficit is the accomplishment of privatizations, concessions and public-private partnerships (PPPs). Previous researches indicate that fiscal restraint has a positive influence on the realization of PPPs, as well as privatizations and concessions. However, as in PPPs the remuneration of the private partner has a greater dependency of the public entity, it is highlighted the need to understand how the realization of PPPs is influenced by the fiscal situation of public administrations. This paper investigates the hypothesis, until then unexplored, of a non-linear impact of the fiscal situation in the accomplishment of PPPs, which means that fiscal influence on the realization of PPPs occurs in the shape of an inverted ‘U’. Therefore, it uses a database composed by 104 administrative authorities that held or expressed intention to carried out PPP projects. This base was developed through a sample with 194 PPPs projects in Brazil. The hypothesis is proven empirically through the use of probit, logit and tobit models organized in a pooled panel structure. The results support the hypothesis presented, suggesting that a PPP development policy must take into account the fiscal situation of the authorities.pt_BR
dc.format.extent60 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1768
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectParceria público privada (PPP)pt_BR
dc.subjectSituação fiscalpt_BR
dc.subjectProvisão de serviços públicospt_BR
dc.subjectGovernançapt_BR
dc.subjectPublic-private partnerships (PPPs)pt_BR
dc.subjectFiscal situationpt_BR
dc.subjectProvision of public servicespt_BR
dc.subjectGovernancept_BR
dc.titleNem muita folga, nem muito aperto: a relação entre restrição fiscal e parcerias público-privadaspt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.typeDissertaçãopt_BR
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