Senso de autoeficácia de professores de alunos com autismo surdos em escolas bilíngues.

dc.contributor.authorLopes, Raquel Aparecida
dc.contributor.authorAmato, Cibelle Albuquerque de La Higuera
dc.contributor.authorMoura, Maria Cecília de
dc.contributor.authorRibeiro, Adriana de Fátima
dc.creatorLopes, Raquel Aparecida
dc.creatorAmato, Cibelle Albuquerque de La Higuera
dc.creatorMoura, Maria Cecília de
dc.creatorRibeiro, Adriana de Fátima
dc.date.accessioned2024-10-11T18:05:47Z
dc.date.available2024-10-11T18:05:47Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA Autism Self-Efficacy Scale for Teachers (ASSET) avalia as crenças de autoeficácia dos professores em sua capacidade para desempenhar tarefas no ensino de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O estudo objetivou identificar e analisar a autoeficácia docente (AED) de 38 professores de alunos com TEA surdos atuantes em EMEBS - Escolas Municipais de Educação Bilíngue para surdos e em escolas regulares polos de atendimento inclusivos e bilíngues para surdos no Brasil. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a ASSET. Os resultados apontam que a maioria dos participantes está confiante com os itens avaliados, o que pode ser um potencial preditor das atitudes docentes em contextos educacionais bilíngues, uma vez que a autoeficácia exerce um papel determinante do pensamento, comportamento e desempenho de uma ação. Este trabalho ressalta a importância de instrumentos de autoavaliação voltados à professores que atuam na educação pessoas com TEA surdas no Brasil.pt
dc.description.abstractThe Autism Self-Efficacy Scale for Teachers (ASSET) assesses teachers' self-efficacy beliefs in their ability to perform tasks in teaching students with Autism Spectrum Disorder (ASD). The study aimed to identify and analyze the self-efficacy belief (AED) of 38 teachers of deaf students with ASD working in EMEBS –Municipal Schools of Bilingual Education for the Deaf –and in regular schools for inclusive and bilingual care centers for the deaf in Brazil. As a data collection instrument, ASSET was used. Theresults show that the majority of participants are confident with the items evaluated, which can be a potential predictor of teaching attitudes in bilingual educational contexts, since self-efficacy plays a determining role in the thinking, behavior and performance of an action. This work highlights the importance of self-assessment instruments aimed at teachers who work in education for people with deaf ASD in Brazil.en
dc.formatDigital
dc.format.extente68067
dc.identifier.doi10.5216/rs.v6.68067
dc.identifier.issn2448-0797
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7057
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherFaculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG)
dc.relation.ispartofRevista Sinalizar
dc.subjectAutoeficácia docentept
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt
dc.subjectSurdospt
dc.subjectDeaf Literatureen
dc.subjectCreationen
dc.subjectAdaptationen
dc.subjectTranslationen
dc.titleSenso de autoeficácia de professores de alunos com autismo surdos em escolas bilíngues.
dc.title.alternativeThe self-efficacysense of theteachers of deaf autisticstudents in bilingual schoolsen
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.identifier.sourceUrihttps://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/68067
local.publisher.cityGoiânia
local.publisher.countryBrasil
local.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
local.typeArtigo Científico
publicationvolume.volumeNumber6

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Imagem de Miniatura
Nome:
Primeira pagina_ Senso de autoeficácia_2021.pdf
Tamanho:
338.54 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
N/D
Nome:
Artigo_Senso de autoeficácia_2021_TC.pdf
Tamanho:
464.56 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
236 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: