Analbetismo funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painel
dc.contributor.advisor | NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO | |
dc.contributor.author | Pietro, Tassyo Clemente De | |
dc.coverage.spatial | São Paulo | pt_BR |
dc.creator | Pietro, Tassyo Clemente De | |
dc.date.accessioned | 2021-09-13T03:15:07Z | |
dc.date.accessioned | 2015-09-11T22:24:41Z | |
dc.date.available | 2021-09-13T03:15:07Z | |
dc.date.available | 2015-09-11T22:24:41Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Este estudo utiliza dados do INAF Brasil (Indice de Alfabetismo Funcional) de 2001 a 2011 para examinar o impacto da educação e da renda sobre o nível de alfabetismo funcional dos indivíduos, através de um modelo em pseudo-painel. Os resultados revelamque o nível educacional da mãe tem impacto significativo na determinação do grau de alfabetismo funcional, porém seu efeito é reduzido ao incluirmos a escolaridade do prório entrevistado no modelo. Essa informação se mostra esssencial, contribuindo de forma considerável para a explicação da variabilidade dos scores de alfabetismofuncional do INAp. O estudo ainda conclui que a influência da educação dos paissobre o alfabetismo é indireta, uma vez que ela se dá pela escolaridade atingida pelo indivíduo. | pt_BR |
dc.description.other | This study uses data from INAF Brazil (Functional Literacy Index) from 2001 to 2011 in order to examine the impact of education and income on the level of functional literacy of individuals, using a pseudo panel data model. The results show that the educational level of the mother has a significant impact in determining the degree of functional literacy, but its effect is reduced when we include the education of the individual its elfin the model. This information is shown essential, contributing significantly to the explanation of the variability of the INAF literacy scores. The study also concludes that the influence of parental education on functional literacy is indirect, since it is by education attained by the individual. | pt_BR |
dc.format.extent | 31p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/687 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.uri | TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM. | pt_BR |
dc.subject | Analfabetismo funcional | pt_BR |
dc.subject | Alfabetismo | pt_BR |
dc.subject | Inaf | pt_BR |
dc.subject | Pseudo-painel | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Functional illiteracy | pt_BR |
dc.subject | literacy | pt_BR |
dc.subject | Pseudo panel | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | Analbetismo funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painel | pt_BR |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.contributor.boardmember | Madalozzo, Regina Carla | |
local.contributor.boardmember | Tavares, Priscila De Albuquerque | |
local.type | Dissertação | pt_BR |
relation.isAdvisorOfPublication | f6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | f6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97 |
Arquivos
Pacote Original
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- Tassyo Clemente de Pietro_Trabalho.pdf
- Tamanho:
- 1.08 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
- TEXTO COMPLETO
N/D
- Nome:
- Tassyo Clemente De Pietro_Autorizacao.pdf
- Tamanho:
- 466.13 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
- INDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNO
Licença do Pacote
1 - 1 de 1