Analbetismo funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painel

dc.contributor.advisorNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
dc.contributor.authorPietro, Tassyo Clemente De
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorPietro, Tassyo Clemente De
dc.date.accessioned2021-09-13T03:15:07Z
dc.date.accessioned2015-09-11T22:24:41Z
dc.date.available2021-09-13T03:15:07Z
dc.date.available2015-09-11T22:24:41Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEste estudo utiliza dados do INAF Brasil (Indice de Alfabetismo Funcional) de 2001 a 2011 para examinar o impacto da educação e da renda sobre o nível de alfabetismo funcional dos indivíduos, através de um modelo em pseudo-painel. Os resultados revelamque o nível educacional da mãe tem impacto significativo na determinação do grau de alfabetismo funcional, porém seu efeito é reduzido ao incluirmos a escolaridade do prório entrevistado no modelo. Essa informação se mostra esssencial, contribuindo de forma considerável para a explicação da variabilidade dos scores de alfabetismofuncional do INAp. O estudo ainda conclui que a influência da educação dos paissobre o alfabetismo é indireta, uma vez que ela se dá pela escolaridade atingida pelo indivíduo.pt_BR
dc.description.otherThis study uses data from INAF Brazil (Functional Literacy Index) from 2001 to 2011 in order to examine the impact of education and income on the level of functional literacy of individuals, using a pseudo panel data model. The results show that the educational level of the mother has a significant impact in determining the degree of functional literacy, but its effect is reduced when we include the education of the individual its elfin the model. This information is shown essential, contributing significantly to the explanation of the variability of the INAF literacy scores. The study also concludes that the influence of parental education on functional literacy is indirect, since it is by education attained by the individual.pt_BR
dc.format.extent31p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/687
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectAnalfabetismo funcionalpt_BR
dc.subjectAlfabetismopt_BR
dc.subjectInafpt_BR
dc.subjectPseudo-painelpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFunctional illiteracypt_BR
dc.subjectliteracypt_BR
dc.subjectPseudo panelpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleAnalbetismo funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painelpt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberMadalozzo, Regina Carla
local.contributor.boardmemberTavares, Priscila De Albuquerque
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isAdvisorOfPublicationf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoveryf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Tassyo Clemente de Pietro_Trabalho.pdf
Tamanho:
1.08 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
TEXTO COMPLETO
N/D
Nome:
Tassyo Clemente De Pietro_Autorizacao.pdf
Tamanho:
466.13 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
INDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNO
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Plain Text
Descrição: