Crescer Aprendendo: Uma Avaliação de Impacto

dc.contributor.advisorCRISTINE CAMPOS DE XAVIER PINTO
dc.contributor.authorCasella, João Alonso
dc.date.accessioned2025-05-16T13:54:02Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractO presente estudo investiga o impacto do programa Crescer Aprendendo, desenvolvido pela ONG United Way, como uma política voltada para a primeira infância, com o objetivo de capacitar pais e professores com instrumentos essenciais para promover o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças. Utilizando um desenho de estudo randomizado, examinamos se o programa é eficaz na modificação das percepções dos professores e pais acerca da importância das atividades de desenvolvimento pelos pais na primeira infância. Adicionalmente, buscamos avaliar se o programa influencia o engajamento e o tempo dedicado pelos pais nessas atividades. Detalhamos os procedimentos de amostragem e implementação do programa, com foco em crianças de quatro a cinco anos de idade. Para tal, elaboramos questionários específicos para identificar crenças e coletar dados sobre o uso do tempo pelos pais. A pesquisa foi conduzida em 20 pré-escolas no município de Sobral, Ceará. Realizamos avaliações de linha de base e, posteriormente, um estudo dos efeitos heterogêneos do tratamento após a implementação do programa. Dez escolas foram selecionadas aleatoriamente para participar do programa durante sete meses em 2023. Em cada escola, duas turmas foram escolhidas aleatoriamente, e entrevistamos os respectivos professores e três pais de cada turma. Ao final do processo, foram obtidas informações completas de 127 entrevistas na linha de base e 133 entrevistas no acompanhamento pósimplementação. Destes, foram selecionados 38 professores e 117 pais para a amostra final.pt
dc.description.abstractThe present study investigates the impact of the Grow Learning program, developed by the NGO United Way, as an early childhood intervention aimed at empowering parents and teachers with essential tools to promote children's cognitive and socioemotional development. Using a randomized pilot study design, we examine whether the program is effective in changing teachers' and parents' perceptions of the importance of developmental activities in early childhood. Additionally, we seek to assess whether the program influences the engagement and time dedicated by parents and teachers to these activities. We detail the sampling and program implementation procedures, focusing on children aged four to five years old. To do so, we developed specific questionnaires to identify beliefs and collect data on parents' time use. The research was conducted in 20 preschools in the municipality of Sobral, Ceará. We conducted baseline assessments and subsequently studied the heterogeneous effects of treatment after program implementation. Ten schools were randomly selected to participate in the program for seven months in 2023. In each school, two classes were randomly chosen, and we interviewed the respective teachers and three parents from each class. At the end of the process, complete information was obtained from 127 baseline interviews and 133 followup interviews.en
dc.formatDigital
dc.format.extent76 p.
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7664
dc.language.isoPortuguês
dc.subjectPrimeira infânciapt
dc.subjectONGpt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectRandomized control trialpt
dc.subjectEarly childhooden
dc.subjectNGOen
dc.subjectEducationen
dc.subjectRandomized control trialen
dc.titleCrescer Aprendendo: Uma Avaliação de Impacto
dc.typereport
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
local.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
local.typeRelatório de Iniciação Científica
relation.isAdvisorOfPublicationfb10226e-e3f9-41af-9eab-3fd279ec531f
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoveryfb10226e-e3f9-41af-9eab-3fd279ec531f

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Imagem de Miniatura
Nome:
João Alonso Casella_Trabalho.pdf
Tamanho:
5.1 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
N/D
Nome:
João Alonso Casella_Termo de autorização.pdf
Tamanho:
944.23 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
236 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: