O que explica o desempenho do Brasil no PISA 2015?
dc.contributor.author | Di Pietra, Giovanni Avila Cardoso | |
dc.contributor.author | Sassaki, Alex Hayato | |
dc.contributor.author | Komatsu, Bruno Kawaoka | |
dc.contributor.author | NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO | |
dc.coverage.cidade | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.coverage.pais | Brasil | pt_BR |
dc.creator | Di Pietra, Giovanni Avila Cardoso | |
dc.creator | Sassaki, Alex Hayato | |
dc.creator | Komatsu, Bruno Kawaoka | |
dc.date.accessioned | 2022-10-31T22:24:02Z | |
dc.date.available | 2022-10-31T22:24:02Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | Este artigo procura explicar o fraco desempenho dos alunos brasileiros no PISA 2015 explorando o fato de que nesse ano as provas foram feitas em computadores. Mostramos que os brasileiros apresentam um forte declínio de desempenho ao longo da prova e propomos uma nova medida desse decaimento usando a descontinuidade de acertos antes e depois do intervalo que existe durante a aplicação da prova. Mostramos que esse decaimento ocorre porque os alunos brasileiros gastam muito tempo nas questões iniciais e não alcançam as últimas questões em cada bloco. Apesar do desempenho ruim nesse indicador não cognitivo, o fraco desempenho brasileiro é explicado essencialmente pela dificuldade nas questões iniciais, salientando uma desvantagem nas habilidades cognitivas e/ou na experiência em fazer esse tipo de prova em computador com relação aos alunos dos outros países. | pt_BR |
dc.format.extent | 167-196 | pt_BR |
dc.format.medium | Digital | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.5935/0034-7140.20200010 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1806-9134 | pt_BR |
dc.identifier.issue | 2 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4585 | |
dc.identifier.volume | 74 | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira de Economia (RBE) | pt_BR |
dc.rights.license | O INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR. | pt_BR |
dc.subject | Habilidades socioemocionais | pt_BR |
dc.subject | Habilidades cognitivas | pt_BR |
dc.subject | PISA | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade | pt_BR |
dc.title | O que explica o desempenho do Brasil no PISA 2015? | pt_BR |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
local.type | Artigo Científico | pt_BR |
relation.isAuthorOfPublication | f6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97 |
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