O que explica o desempenho do Brasil no PISA 2015?

dc.contributor.authorDi Pietra, Giovanni Avila Cardoso
dc.contributor.authorSassaki, Alex Hayato
dc.contributor.authorKomatsu, Bruno Kawaoka
dc.contributor.authorNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
dc.coverage.cidadeRio de Janeiropt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorDi Pietra, Giovanni Avila Cardoso
dc.creatorSassaki, Alex Hayato
dc.creatorKomatsu, Bruno Kawaoka
dc.date.accessioned2022-10-31T22:24:02Z
dc.date.available2022-10-31T22:24:02Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractEste artigo procura explicar o fraco desempenho dos alunos brasileiros no PISA 2015 explorando o fato de que nesse ano as provas foram feitas em computadores. Mostramos que os brasileiros apresentam um forte declínio de desempenho ao longo da prova e propomos uma nova medida desse decaimento usando a descontinuidade de acertos antes e depois do intervalo que existe durante a aplicação da prova. Mostramos que esse decaimento ocorre porque os alunos brasileiros gastam muito tempo nas questões iniciais e não alcançam as últimas questões em cada bloco. Apesar do desempenho ruim nesse indicador não cognitivo, o fraco desempenho brasileiro é explicado essencialmente pela dificuldade nas questões iniciais, salientando uma desvantagem nas habilidades cognitivas e/ou na experiência em fazer esse tipo de prova em computador com relação aos alunos dos outros países.pt_BR
dc.format.extent167-196pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.5935/0034-7140.20200010pt_BR
dc.identifier.issn1806-9134pt_BR
dc.identifier.issue2pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4585
dc.identifier.volume74pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherEscola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Economia (RBE)pt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.pt_BR
dc.subjectHabilidades socioemocionaispt_BR
dc.subjectHabilidades cognitivaspt_BR
dc.subjectPISApt_BR
dc.subjectDesigualdadept_BR
dc.titleO que explica o desempenho do Brasil no PISA 2015?pt_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeArtigo Científicopt_BR
relation.isAuthorOfPublicationf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
N/D
Nome:
R_Artigo_2020_O que explica o desempenho do Brasil_TC.pdf
Tamanho:
729.93 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
R_Artigo_2020_O que explica o desempenho do Brasil_TC
Imagem de Miniatura
Nome:
Acesso_Primeira Pagina_O que explica o desempenho do Brasil no PISA 2015.pdf
Tamanho:
96.76 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: