O efeito da pandemia nas notas dos alunos brasileiros no PISA

dc.contributor.advisorNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
dc.contributor.authorChristovam, Caio Santa Rosa
dc.date.accessioned2025-10-13T19:25:48Z
dc.date.issued2025
dc.description.abstractNeste trabalho, buscamos explicar o desempenho educacional do Brasil durante a pandemia no PISA, prova internacional de avaliação educacional conduzida pela OCDE. Para isso, foram conduzidas análises exploratórias comparando o desempenho brasileiro no PISA com o SAEB, exame de avaliação educacional nacional. Mostramos que não houve queda de desempenho significativa no PISA. Em contraste, no SAEB houve uma queda substancial. Além disso, mostramos que apenas aproximadamente 5% dos alunos tem um nível adequado de aprendizado, seguindo a classificação da OCDE. Em seguida, foram estimadas regressões para avaliar os efeitos da pandemia no desempenho dos alunos. Encontramos que o fechamento das escolas não teve efeito significativo sobre as notas dos estudantes brasileiros e que foram o acesso a recursos digitais para aulas remotas e à internet os fatores mais relevantes para explicar o desempenho dos estudantes.pt
dc.description.abstractThis study aims to explain Brazil’s educational performance during the pandemic in PISA, the international educational assessment conducted by the OECD. To this end, exploratory analyses were carried out comparing Brazil’s performance in PISA with that in SAEB, the national educational assessment exam. We show that there was no significant decline in performance in PISA, whereas SAEB recorded a substantial drop. Furthermore, we highlight that only about 5% of Brazilian students reach an adequate level of learning, according to the OECD classification. Subsequently, regression models were estimated to assess the effects of the pandemic on student performance. Our findings indicate that school closures had no significant effect on Brazilian students’ scores, and that access to digital resources for remote learning and to the internet were the most relevant factors in explaining student performance.en
dc.formatDigital
dc.format.extent60 p.
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/8074
dc.language.isoPortuguês
dc.subjectPISApt
dc.subjectSAEBpt
dc.subjectPandemiapt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectDesigualdadept
dc.subjectPandemicen
dc.subjectEducationen
dc.subjectInequalityen
dc.titleO efeito da pandemia nas notas dos alunos brasileiros no PISA
dc.typereport
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS
local.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
local.typeRelatório de Iniciação Científica
relation.isAdvisorOfPublicationf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoveryf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Imagem de Miniatura
Nome:
PIBIC_Relatorio Final - Caio Christovam.pdf
Tamanho:
1.09 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
N/D
Nome:
Autorizacao_Caio Santa Rosa Christovam.pdf
Tamanho:
210.74 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
236 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: