Conflito e improvisação por Design: a metáfora do Repente

dc.contributor.authorCHARLES KIRSCHBAUM
dc.contributor.authorSakamoto, Cristina
dc.contributor.authorVasconcelos, Flávio Carvalho de
dc.coverage.cidadeBahiapt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorSakamoto, Cristina
dc.creatorVasconcelos, Flávio Carvalho de
dc.date.accessioned2022-10-08T05:13:09Z
dc.date.available2022-10-08T05:13:09Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA metáfora do Jazz foi introduzida nos Estudos Organizacionais com o objetivo de estimular a adoção de práticas que levassem a um maior grau de improvisação. Essa apropriação foi feita assumindo-se um alto grau de cooperação, em oposição a organizações altamente formalizadas onde as rotinas se apresentariam como rígidas e geradoras de inércia. Esse artigo se apropria dessa literatura, buscando em primeiro lugar ampliar a ideia de rotina organizacional, enfatizando a dimensão interpretacionista, salientando o aspecto conflitivo e finalmente revendo o valor heurístico da dicotomia entre "colapso do sensemaking" e sensemaking. Essa reapropriação nos permite preparar o terreno para a introdução e análise da metáfora do Repente e subsequente comparação com a metáfora do Jazz. Buscamos mostrar como as estruturas do Repente permitem a improvisação e ao mesmo tempo protegem os espaços de cada oponente. Essa configuração é importante quando toma-se o conflito como vetor preponderante na improvisação.pt_BR
dc.description.notesTexto completopt_BR
dc.description.otherThe Jazz metaphor was introduced in Organizational Studies aiming to encourage the adoption of practices that could lead to a greater degree of improvisation. This appropriation was made assuming a high degree of cooperation, as opposed to highly formalized organizations where routines are taken as rigid routines, source of inertia. This article appropriates from this literature, seeking first to extend the idea of organizational routines, emphasizing the interpretationist dimension, pointing out the role of conflict and finally reviewing the heuristic value of the dichotomy between "collapse of sensemaking" and "sensemaking". This reappropriation allows us to prepare the ground for the introduction and analysis of the Repente metaphor and subsequently to compare it with the metaphor of Jazz. We attempt to show how the structures of Repente allow improvisation while protecting each opponent's space. This setting is important when one takes conflict as the predominant vector for improvisation.pt_BR
dc.format.extentp. 815-834pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/S1984-92302014000100004pt_BR
dc.identifier.issn19849230pt_BR
dc.identifier.issue68pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4175
dc.identifier.volume21pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherEscola de Administração da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.relation.ispartofOrganizações & Sociedadept_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORpt_BR
dc.subjectRotinas organizacionaispt_BR
dc.subjectimprovisaçãopt_BR
dc.subjectsensemakingpt_BR
dc.subjectconflitopt_BR
dc.subjectRepentept_BR
dc.subject.keywordsOrganizational routinespt_BR
dc.subject.keywordsimprovisationpt_BR
dc.subject.keywordssensemakingpt_BR
dc.subject.keywordsconflictpt_BR
dc.titleConflito e improvisação por Design: a metáfora do Repentept_BR
dc.title.alternativeConflict and improvisation by design: the metaphor of Repentept_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeArtigo Científicopt_BR
relation.isAuthorOfPublication6a78e139-d40f-41eb-b258-6922f24afda5
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