Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo

dc.contributor.advisorMoita, Rodrigo Menon Simões
dc.contributor.authorMalerman, Thaís Jarcober
dc.coverage.spatialSão Paulo, SPpt_BR
dc.creatorMalerman, Thaís Jarcober
dc.date.accessioned2021-09-13T03:21:51Z
dc.date.accessioned2021-04-18T00:56:47Z
dc.date.available2021-09-13T03:21:51Z
dc.date.available2019
dc.date.available2021-04-18T00:56:47Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo. Este é um tema relevante para a literatura pois a maioria das grandes metrópoles tem enfrentado crises de mobilidade urbana e as bicicletas compartilhadas podem ser consideradas uma modalidade alternativa para solucionar essa questão. Sendo relevantes para o planejamento de políticas públicas pelos governantes e uma mudança de novos hábitos para a população. Assim, utilizando-se dados de janeiro de 2016 a Dezembro de 2018 é estimado um modelo de Diferenças-em-diferenças em que a instalação de pontos de bicicletas na cidade é considerada como variável de tratamento no modelo podendo ser comparada com as outras regiões consideradas como controle. Acreditando que os pontos de bicicleta podem ser considerados um efeito fixo para o modelo, o principal resultado encontrado, é que o aumento do número de viagens de bicicletas compartilhadas tem um impacto negativo no trânsito na cidade de São Paulo.pt_BR
dc.description.otherThe present work seeks to analyze the impact of the increase of shared bicycles in São Paulo city. This is a relevant topic in the literature because most of the major cities have been facing mobility crises and shared bicycles can be considered an alternative solution to address this issue. They are relevant to planning new public policies by the rulers and also is a change of habits for the population. Thus, using data from January 2016 to December 2018, a Differences-in-Differences model is estimated in which the installation of bicycle points in the city is considered as a treatment in the model and can be compared with the other regions considered as a control. Believing that bike points can be considered as a fixed effect in the model, the main result found is that the increased number of shared bicycle trips has a negative impact on traffic in the city of São Paulo.pt_BR
dc.format.extent49 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2777
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectbicycle-sharing; traffic; São Paulopt_BR
dc.subjectbicicletas compartilhadas; trânsito; São Paulopt_BR
dc.titleImpacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulopt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberSANDRO CABRAL
local.contributor.boardmemberLucinda, Cláudio Ribeiro De
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isBoardMemberOfPublication76c81ecd-5a8e-48de-9d12-b62cebc2e626
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