Por que o Brasil vai Mal no PISA? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no Exame
dc.contributor.author | Sassaki, Alex Hayato | |
dc.contributor.author | Di Pietra, Giovanni Avila Cardoso | |
dc.contributor.author | NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO | |
dc.contributor.author | Komatsu, Bruno Kawaoka | |
dc.coverage.cidade | São Paulo | pt_BR |
dc.coverage.pais | Brasil | pt_BR |
dc.creator | Sassaki, Alex Hayato | |
dc.creator | Di Pietra, Giovanni Avila Cardoso | |
dc.creator | Komatsu, Bruno Kawaoka | |
dc.date.accessioned | 2023-12-18T17:23:28Z | |
dc.date.available | 2023-12-18T17:23:28Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Este artigo procura explicar o desempenho comparativamente baixo do Brasil no PISA de 2015. Em primeiro lugar, nós mostramos que os alunos brasileiros têm uma forte queda de desempenho ao longo da prova, assim como outros países latino-americanos. Além disso, nossos resultados mostram que o decaimento dos alunos brasileiros se deve principalmente à falta de conhecimento e habilidades para responder a prova, uma vez que eles gastam muito tempo nas primeiras questões e não alcançam as últimas. Na segunda parte da prova, depois de um breve intervalo, o desempenho melhora um pouco, o que indica que parte do mal desempenho do Brasil parece ser também devido à falta de habilidades para fazer provas como a do PISA. Assim, a posição ruim do Brasil é explicada essencialmente pela dificuldade em resolver as questões iniciais | pt_BR |
dc.description.notes | Produção vinculada a Cátedra Ruth Cardoso. Formato em Policy Paper | pt_BR |
dc.description.other | This article seeks to explain Brazil's comparatively low performance in the 2015 PISA. First, we show that Brazilian students have a strong performance decline throughout the exam, as well as other Latin American countries. In addition, our results show that the decline of Brazilian students is mainly due to the lack of knowledge and skills to do the exam, since they spend a lot of time on the first questions and do not reach the last ones. In the second part of the exam, after a brief break, the performance improves a little, which indicates that part of the poor performance of Brazil also seems to be due to the lack of skills to do exams such as PISA. Thus, Brazil's bad position is explained mainly by the difficulty in solving the initial questions. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. | pt_BR |
dc.format.medium | Digital | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6224 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Policy Paper | pt_BR |
dc.rights.license | TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM | pt_BR |
dc.subject | Habilidades socioemocionais | pt_BR |
dc.subject | habilidades cognitivas | pt_BR |
dc.subject | PISA | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade | pt_BR |
dc.subject.keywords | Socioemotional skills | pt_BR |
dc.subject.keywords | Cognitive skills | pt_BR |
dc.subject.keywords | PISA | pt_BR |
dc.subject.keywords | Inequality | pt_BR |
dc.title | Por que o Brasil vai Mal no PISA? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no Exame | pt_BR |
dc.type | Policy Paper | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
local.type | Policy Paper | pt_BR |
relation.isAuthorOfPublication | f6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97 |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- Policy Paper_Por que o Brasil vai Mal no PISA_2018_TC.pdf
- Tamanho:
- 1.33 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
- Policy Paper_Por que o Brasil vai Mal no PISA_2018_TC
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
N/D
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 282 B
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: