Por que o Brasil vai Mal no PISA? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no Exame

dc.contributor.authorSassaki, Alex Hayato
dc.contributor.authorDi Pietra, Giovanni Avila Cardoso
dc.contributor.authorNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
dc.contributor.authorKomatsu, Bruno Kawaoka
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorSassaki, Alex Hayato
dc.creatorDi Pietra, Giovanni Avila Cardoso
dc.creatorKomatsu, Bruno Kawaoka
dc.date.accessioned2023-12-18T17:23:28Z
dc.date.available2023-12-18T17:23:28Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEste artigo procura explicar o desempenho comparativamente baixo do Brasil no PISA de 2015. Em primeiro lugar, nós mostramos que os alunos brasileiros têm uma forte queda de desempenho ao longo da prova, assim como outros países latino-americanos. Além disso, nossos resultados mostram que o decaimento dos alunos brasileiros se deve principalmente à falta de conhecimento e habilidades para responder a prova, uma vez que eles gastam muito tempo nas primeiras questões e não alcançam as últimas. Na segunda parte da prova, depois de um breve intervalo, o desempenho melhora um pouco, o que indica que parte do mal desempenho do Brasil parece ser também devido à falta de habilidades para fazer provas como a do PISA. Assim, a posição ruim do Brasil é explicada essencialmente pela dificuldade em resolver as questões iniciaispt_BR
dc.description.notesProdução vinculada a Cátedra Ruth Cardoso. Formato em Policy Paperpt_BR
dc.description.otherThis article seeks to explain Brazil's comparatively low performance in the 2015 PISA. First, we show that Brazilian students have a strong performance decline throughout the exam, as well as other Latin American countries. In addition, our results show that the decline of Brazilian students is mainly due to the lack of knowledge and skills to do the exam, since they spend a lot of time on the first questions and do not reach the last ones. In the second part of the exam, after a brief break, the performance improves a little, which indicates that part of the poor performance of Brazil also seems to be due to the lack of skills to do exams such as PISA. Thus, Brazil's bad position is explained mainly by the difficulty in solving the initial questions.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6224
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.relation.ispartofseriesPolicy Paperpt_BR
dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectHabilidades socioemocionaispt_BR
dc.subjecthabilidades cognitivaspt_BR
dc.subjectPISApt_BR
dc.subjectDesigualdadept_BR
dc.subject.keywordsSocioemotional skillspt_BR
dc.subject.keywordsCognitive skillspt_BR
dc.subject.keywordsPISApt_BR
dc.subject.keywordsInequalitypt_BR
dc.titlePor que o Brasil vai Mal no PISA? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no Examept_BR
dc.typePolicy Paper
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typePolicy Paperpt_BR
relation.isAuthorOfPublicationf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Policy Paper_Por que o Brasil vai Mal no PISA_2018_TC.pdf
Tamanho:
1.33 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Policy Paper_Por que o Brasil vai Mal no PISA_2018_TC
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: