Por que o Brasil vai Mal no PISA? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no Exame
Carregando...
Autores
Sassaki, Alex Hayato
Di Pietra, Giovanni Avila Cardoso
Komatsu, Bruno Kawaoka
Orientador
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Policy Paper
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo
Este artigo procura explicar o desempenho comparativamente baixo do Brasil no PISA de 2015.
Em primeiro lugar, nós mostramos que os alunos brasileiros têm uma forte queda de desempenho
ao longo da prova, assim como outros países latino-americanos. Além disso, nossos resultados
mostram que o decaimento dos alunos brasileiros se deve principalmente à falta de conhecimento
e habilidades para responder a prova, uma vez que eles gastam muito tempo nas primeiras
questões e não alcançam as últimas. Na segunda parte da prova, depois de um breve intervalo, o
desempenho melhora um pouco, o que indica que parte do mal desempenho do Brasil parece ser
também devido à falta de habilidades para fazer provas como a do PISA. Assim, a posição ruim
do Brasil é explicada essencialmente pela dificuldade em resolver as questões iniciais
Palavras-chave
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português
URL permanente
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas