Eficiência operacional nos centros cirúrgicos do Hospital Albert Einstein

Unidades Organizacionais

Palavras-chave

Titulo de periódico

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Sinopse

O caso discute como o Hospital Albert Einstein, referência nacional em gestão de saúde, vinha enfrentando um problema comum no setor: a gestão eficiente e eficaz de seus centros cirúrgicos (CC). As incertezas de demanda, o número de áreas, os diferentes profissionais envolvidos e a interdependência das atividades na realização de cirurgias dificultam o gerenciamento de um CC. O caso dá evidências de que a falta de capacidade é um sintoma, não um problema em si. Há ineficiências no processo, potencializadas pelo pico da demanda, às 7h da manhã. O desafio do Sr. Dalmo, protagonista do caso, é definir claramente o problema, entender suas causas e desenvolver um plano de ação para aumentar a eficácia e a eficiência operacional dos CC.

Objetivos de aprendizagem

O caso pode ser aplicado a alunos de MBA e graduação. Seu principal objetivo de aprendizagem é estruturar a resolução de problemas, e exploram-se especificamente:  a definição do problema;  a definição da meta;  o levantamento e a análise de causas;  a elaboração de um plano de ação. O professor pode trabalhar outros objetivos de aprendizagem, como: entender o efeito danoso da variabilidade da demanda no uso da capacidade de um processo;  discutir estratégias para suavizar picos de demanda;  entender o conceito de corrente crítica (Teoria das Restrições) na propagação dos atrasos.

Idioma

Português, Inglês

Notas

Docentes do Insper: Realizem a solicitação via CUCA. https://cuca.insper.edu.br/ Docentes externos: Solicitem acesso pelo e-mail repositorio@insper.edu.br

Membros da banca

Área do Conhecimento CNPQ

CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por