Um estudo sobre os fatores que impactam a decisão de exportar das empresas

Imagem de Miniatura

Autores

Silva, Kramer De Sousa Castro

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Dissertação

Data

2016

Unidades Organizacionais

Resumo

Diante das baixas taxas de crescimento do produto desde a crise de 2008, e também no contexto de um mercado cada vez mais competitivo, as empresas tem buscado alternativas no comércio internacional com o objetivo de firmar sua posição de mercado e principalmente para garantir a sua sobrevivência. Neste contexto esta dissertação tem como objetivo entender como os fatores relacionados ao capital humano, competitividade, tamanho da empresa, inovação e tecnologia impactam na decisão de exportar das empresas, através da observação de 7550 empresas distribuídas em 75 países. Além desta análise buscou-se entender a existência do impacto da localização geográfica e setores da economia sobre esta decisão. O entendimento do impacto dessas variáveis sobre as exportações pode ser utilizado como fonte de recursos para uma tomada de decisão estratégica das empresas assim como também para os governos na definição de políticas de incentivo à exportação.

Palavras-chave

Titulo de periódico

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Área do Conhecimento CNPQ

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por