Corporate strategy development: International distance model for the Brazilian market.

dc.contributor.advisorDANNY PIMENTEL CLARO
dc.contributor.authorWisniewski, Bartosz Pawel
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorWisniewski, Bartosz Pawel
dc.date.accessioned2021-09-13T03:11:28Z
dc.date.accessioned2015-09-25T21:42:26Z
dc.date.available2021-09-13T03:11:28Z
dc.date.available2015-09-25T21:42:26Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo entender e analisar os fatores de maior importância na entrada de empresas estrangeiras no mercado brasileiro através da exportação. Os fatores em causa podem se definir através do conceito de distancia entre o Brasil e o pais exportador, tendo sido explorado na literatura existente através do Modelo Internacional de Distancia. Assim, este modelo foi aplicado a uma empresa polonês exportadora para o mercado brasileiro de forma a explicitar melhor este conceito através de um caso real. Tendo por base uma análise de correlação dos valores das importações brasileiras por país, este estudo apresenta duas hipóteses que se relacionam com ambas as partes administrativa e geográfica do Modelo Internacional de Distancia. Concluiu-se que as empresas estrangeiras que entraram no mercado brasileiro através da exportação não devem encarar a falta de entendimento mutuo na dimensão administrativa, e a existência de uma grande distancia geográfica, como barreiras à exportação. O Modelo Internacional de Distancia é também suportado por um estudo de caso de uma empresa polonês exportadora para o mercado brasileiro, revelando que no caso de a distancia entre os dois países ser grande, a diferença entre eles pode desvendar oportunidades de negócio que não poderiam ser exploradas no mercado local.pt_BR
dc.description.otherThis paper aims to understand and examine the critical factors, which might help the companies willing to export to Brazil to enter that market. Those factors can be also defined as distances between Brazil and the other countries (companies) and have been analysed in the International Distance Model. In order to understand the findings of that model, it has been applied to one real world example of the Polish company exporting its product to Brazil. Based on the correlation analysis of the Brazilian import values (from each country), the study supports two hypothesis, which are related to the administrative and geographical parts of the International Distance Model. It concludes that the companies from the other countries should not treat the lack of the common ground in the administrative dimensions, as well as the existence of the large geographic distance, as the barrier to export its products to Brazil. The International Distance Model is supported by one case study of the Polish company exporting to Brazil, which reveals that in case of the distant countries, the difference between them might reveal certain opportunities that could have not been used in the local markets.pt_BR
dc.format.extent53 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/759
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.subjectImportaçãopt_BR
dc.subjectEstratégia de internationalizaçãopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectEstratégia empresarialpt_BR
dc.subjectExportpt_BR
dc.subjectImportpt_BR
dc.subjectInternationalization strategypt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subjectCorporate strategypt_BR
dc.titleCorporate strategy development: International distance model for the Brazilian market.pt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberBarros, Henrique Machado
local.contributor.boardmemberMata, Maria Eugênia
local.contributor.boardmemberSantos, Vasco
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isAdvisorOfPublication4d0421e0-4cc8-4fb3-846a-581a48c752f5
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery4d0421e0-4cc8-4fb3-846a-581a48c752f5
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Bartosz Paweł Wiśniewski_Trabalho.pdf
Tamanho:
751.25 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Plain Text
Descrição: