Testing market efficiency: a case study on the football betting market

dc.contributor.advisorANTÔNIO BRUNO DE CARVALHO MORALES
dc.contributor.authorLeite, Gustavo De Maia Mendes
dc.coverage.spatialSão Paulo, SPpt_BR
dc.creatorLeite, Gustavo De Maia Mendes
dc.date.accessioned2021-09-13T03:22:38Z
dc.date.accessioned2021-05-23T20:29:51Z
dc.date.available2021-09-13T03:22:38Z
dc.date.available2020
dc.date.available2021-05-23T20:29:51Z
dc.date.issued2020
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga a eficiência do mercado de apostas esportivas em futebol, com um banco de dados original que compila informações das últimas 10 temporadas esportivas de três ligas de futebol com características diferentes. A literatura sobre o assunto diz-nos que os preços ou odds de mercado constituem uma boa previsão do resultado do evento esportivo, mas também que as casas de apostas reagem de forma pouco eficiente às informações disponíveis. Essa premissa foi testada por meio de testes estatísticos e de eficiência econômica utilizando o modelo proposto. Evidências na amostra mostraram que as probabilidades são previsões enviesadas do resultado das partidas, o que significa que foi encontrada eficiência estatística. No entanto, existiram estratégias de investimento capazes de gerar lucros estatisticamente significativos no longo prazo, ao estudar os mercados líquidos, o que implica que a eficiência económica não está comprovada.pt_BR
dc.description.otherThis research investigates the efficiency of the sports betting market using football, with an original database compiling information for the last 10 sports seasons for three football leagues with different characteristics. The literature on the subject tells us that prices or odds have made up a good forecast on the outcome of the sports event but also that bookmakers react poorly to information. This premise was tested through statistical and economic efficiency tests using the proposed model. In-sample evidence showed that odds are biased predictions of the matches outcome, meaning statistical efficiency was found. Nonetheless, there were investment strategies capable of generating statistically significant profits in the long run, when studying liquid markets, implying that economic efficiency is not provenpt_BR
dc.format.extent45 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2844
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectApostas desportivas, mercados de apostas, eficiência de mercado, previsão de resultados desportivos, finanças comportamentais, investimentos alternativos.pt_BR
dc.subjectSports betting, betting markets, market efficiency, sports results forecast, behavioral finance, alternative investments.pt_BR
dc.titleTesting market efficiency: a case study on the football betting marketpt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberOttonello, Giorgio
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isAdvisorOfPublication1f6452d9-1b91-4ef3-90b2-d8f6a72f1f55
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