Testing market efficiency: a case study on the football betting market

Carregando...
Imagem de Miniatura
Co-orientadores
Tipo de documento
Dissertação
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Esta pesquisa investiga a eficiência do mercado de apostas esportivas em futebol, com um banco de dados original que compila informações das últimas 10 temporadas esportivas de três ligas de futebol com características diferentes. A literatura sobre o assunto diz-nos que os preços ou odds de mercado constituem uma boa previsão do resultado do evento esportivo, mas também que as casas de apostas reagem de forma pouco eficiente às informações disponíveis. Essa premissa foi testada por meio de testes estatísticos e de eficiência econômica utilizando o modelo proposto. Evidências na amostra mostraram que as probabilidades são previsões enviesadas do resultado das partidas, o que significa que foi encontrada eficiência estatística. No entanto, existiram estratégias de investimento capazes de gerar lucros estatisticamente significativos no longo prazo, ao estudar os mercados líquidos, o que implica que a eficiência económica não está comprovada.

Titulo de periódico
Título de Livro
Idioma
Inglês
Notas
Membros da banca
Ottonello, Giorgio
Área do Conhecimento CNPQ
Citação