As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes?

dc.contributor.authorVilela, Lara
dc.contributor.authorTachibana, Thiago Yudi
dc.contributor.authorNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
dc.contributor.authorKomatsu, Bruno
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorVilela, Lara
dc.creatorTachibana, Thiago Yudi
dc.creatorKomatsu, Bruno
dc.date.accessioned2022-10-29T16:32:06Z
dc.date.available2022-10-29T16:32:06Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste artigo utiliza os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Censo da Educação Superior para, através de simulações sobre os efeitos das cotas, quantificar e qualificar estimativas do impacto causado pela política de cotas para acesso às universidades federais sobre a distribuição de notas do Enem de cotistas e não cotistas, as notas de corte e as médias de notas dos ingressantes. Os resultados mostram que a maior diversidade (de categoria administrativa do ensino médio, de renda e de raça) nas universidades federais, introduzida pelas cotas, não acarreta ingresso de alunos com notas significativamente menores quando comparado com o cenário sem cotas. Isso ocorre devido à existência de potenciais cotistas cujas notas se encontravam acima do último decil (décimo) de notas em número suficiente para preencher as vagas reservadas.pt_BR
dc.description.otherThis article uses microdata from the National High School Exam (Enem) and the Higher Education Census to make simulations of the effects of quotas, and quantifies and qualifies their estimated effects on the access of students to federal universities, including the distribution of Enem scores as well as the cutoff and average scores for quota and non-quota students. The results show that the greater diversity (in terms of public school, poor and minority students) in federal universities caused by the introduction of the quota system has not led to the admission of students with significantly lower scores when compared to the scenario without quotas. This is due to the existence of potential quota students whose scores are in the highest score decile in sufficient numbers to fill the reserved places.pt_BR
dc.format.extentp. 652-684pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4427pt_BR
dc.identifier.issue69pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4567
dc.identifier.volume28pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherFundação Carlos Chagas (FCC)pt_BR
dc.relation.ispartofEstudos em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.pt_BR
dc.subjectCotaspt_BR
dc.subjectUniversidades públicaspt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subject.keywordsQuotaspt_BR
dc.subject.keywordsPublic universitiespt_BR
dc.subject.keywordsPublic policypt_BR
dc.subject.keywordsAcademic performancept_BR
dc.titleAs cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes?pt_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeArtigo Científicopt_BR
relation.isAuthorOfPublicationf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
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