As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes?
dc.contributor.author | Vilela, Lara | |
dc.contributor.author | Tachibana, Thiago Yudi | |
dc.contributor.author | NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO | |
dc.contributor.author | Komatsu, Bruno | |
dc.coverage.cidade | São Paulo | pt_BR |
dc.coverage.pais | Brasil | pt_BR |
dc.creator | Vilela, Lara | |
dc.creator | Tachibana, Thiago Yudi | |
dc.creator | Komatsu, Bruno | |
dc.date.accessioned | 2022-10-29T16:32:06Z | |
dc.date.available | 2022-10-29T16:32:06Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Este artigo utiliza os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Censo da Educação Superior para, através de simulações sobre os efeitos das cotas, quantificar e qualificar estimativas do impacto causado pela política de cotas para acesso às universidades federais sobre a distribuição de notas do Enem de cotistas e não cotistas, as notas de corte e as médias de notas dos ingressantes. Os resultados mostram que a maior diversidade (de categoria administrativa do ensino médio, de renda e de raça) nas universidades federais, introduzida pelas cotas, não acarreta ingresso de alunos com notas significativamente menores quando comparado com o cenário sem cotas. Isso ocorre devido à existência de potenciais cotistas cujas notas se encontravam acima do último decil (décimo) de notas em número suficiente para preencher as vagas reservadas. | pt_BR |
dc.description.other | This article uses microdata from the National High School Exam (Enem) and the Higher Education Census to make simulations of the effects of quotas, and quantifies and qualifies their estimated effects on the access of students to federal universities, including the distribution of Enem scores as well as the cutoff and average scores for quota and non-quota students. The results show that the greater diversity (in terms of public school, poor and minority students) in federal universities caused by the introduction of the quota system has not led to the admission of students with significantly lower scores when compared to the scenario without quotas. This is due to the existence of potential quota students whose scores are in the highest score decile in sufficient numbers to fill the reserved places. | pt_BR |
dc.format.extent | p. 652-684 | pt_BR |
dc.format.medium | Digital | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4427 | pt_BR |
dc.identifier.issue | 69 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4567 | |
dc.identifier.volume | 28 | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Carlos Chagas (FCC) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Estudos em Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.rights.license | O INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR. | pt_BR |
dc.subject | Cotas | pt_BR |
dc.subject | Universidades públicas | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.subject.keywords | Quotas | pt_BR |
dc.subject.keywords | Public universities | pt_BR |
dc.subject.keywords | Public policy | pt_BR |
dc.subject.keywords | Academic performance | pt_BR |
dc.title | As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes? | pt_BR |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
local.type | Artigo Científico | pt_BR |
relation.isAuthorOfPublication | f6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97 |
Arquivos
Pacote Original
1 - 2 de 2
N/D
- Nome:
- R_Artigo_2017_As cotas nas universidades_TC.pdf
- Tamanho:
- 1.08 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
- R_Artigo_2017_As cotas nas universidades_TC
Carregando...
- Nome:
- Acesso_Primeira Pagina_As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes.pdf
- Tamanho:
- 33.38 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
N/D
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 282 B
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: