O papel da oferta e da demanda por qualificação na evolução do diferencial de salários por nível educacional no Brasil

dc.contributor.authorPecora, Alexandre Reggi
dc.contributor.authorNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorPecora, Alexandre Reggi
dc.date.accessioned2022-10-28T21:44:17Z
dc.date.available2022-10-28T21:44:17Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo analisar o impacto da oferta e da demanda por trabalho qualificado sobre o diferencial de salários entre trabalhadores de elevada e baixa qua lificação para o Brasil, durante o período de 1992 a 2009. Para tanto, foi utilizado um modelo microeconômico de oferta e demanda por trabalho qualificado, em que o grupo de baixa qualificação é formado por uma combinação CES entre o grupo intermediário e não qualificado. Os resultados apontam para uma elevação do diferencial de salários entre o trabalho de elevada qualificação (com ensino superior) e baixa qualificação (com ensino médio ou ensino básico) no período de 1992 a 2001, impulsionada pelo aumento da demanda por trabalho qualificado. Porém, no período de 2002 a 2009, houve uma pequena diminuição desse diferencial, determinada pela intensificação da oferta relativa de trabalho qualificado que ocorreu durante esse período.pt_BR
dc.description.otherThe aim of this paper is to assess the impact of supply and demand for skills in the wage differentials between skilled and unskilled workers in Brazil, during 1992 and 2009. To do so, a microeconomic model of supply and demand for skill was used where a worker’s skill is directly linked with its educational level. A rise in the skill premium (wage differentials between college and less than college workers) was observed between 1992 and 2001, driven by the demand for skilled labor. Between 2002 and 2009, a slight decrease in the skill premium was observed, which was driven by the intensification of the relative supply of skilled workers.pt_BR
dc.description.uriThe aim of this paper is to assess the impact of supply and demand for skills in the wage differentials between skilled and unskilled workers in Brazil, during 1992 and 2009. To do so, a microeconomic model of supply and demand for skill was used where a worker’s skill is directly linked with its educational level. A rise in the skill premium (wage differentials between college and less than college workers) was observed between 1992 and 2001, driven by the demand for skilled labor. Between 2002 and 2009, a slight decrease in the skill premium was observed, which was driven by the intensification of the relative supply of skilled workers.
dc.format.extentp. 205-240pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.issn0101-4161pt_BR
dc.identifier.issue2pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4560
dc.identifier.volume44pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherDepartamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulopt_BR
dc.relation.ispartofEstudos Econômicos (São Paulo)pt_BR
dc.subjectSaláriospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectOfertapt_BR
dc.subjectDemandapt_BR
dc.subjectDesigualdade salarialpt_BR
dc.subject.keywordsSkill premiumpt_BR
dc.subject.keywordsSupplypt_BR
dc.subject.keywordsDemandpt_BR
dc.titleO papel da oferta e da demanda por qualificação na evolução do diferencial de salários por nível educacional no Brasilpt_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeArtigo Científicopt_BR
relation.isAuthorOfPublicationf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
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