Reputação corporativa: impacto no valor de mercado das companhias abertas brasileiras

dc.contributor.advisorSanvicente, Antonio Zoratto
dc.contributor.authorHoriuchi, Wilian Da Silva
dc.coverage.spatialS�o Paulopt_BR
dc.creatorHoriuchi, Wilian Da Silva
dc.date.accessioned2021-09-13T03:13:23Z
dc.date.accessioned2015-10-06T22:02:03Z
dc.date.available2021-09-13T03:13:23Z
dc.date.available2015-10-06T22:02:03Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.description.abstractA reputação corporativa tem despertado interesse relevante em pesquisas na área de estratégia, principalmente devido ao argumento de que as empresas com boa reputação podem com isso obter vantagens competitivas de imitação mais difícil pelos seus concorrentes. Porém, é necessário verificar se as empresas com melhores índices de reputação conseguem transformar estas vantagens em aumentos de valor para os seus acionistas. Roberts e Dowling (2002) estudaram a performance de “As Empresas Mais Admiradas da América” e encontraram relações significantes com os seus retornos sobre o ativo (return on assets - ROA) em companhias abertas negociadas nos Estados Unidos. Lameira et al. (2007) estudaram o impacto de indicadores de governança corporativa no valor de companhias abertas brasileiras e também encontraram relações significativas. Este trabalho se baseia nestes dois estudos e procura testar empiricamente a relação entre reputação corporativa e valor de mercado das companhias negociadas no mercado acionário brasileiro. Os dados analisados, referentes aos anos de 2002, 2003, 2004 e 2005, apresentaram relações estatisticamente significantes entre a pontuação das empresas no ranking setorial de “As Empresas Mais Admiradas do Brasil” e a sua relação entre valor de mercado e patrimônio líquido contábil, Market-to-Book ratio, sugerindo que as empresas com melhor reputação corporativa obtêm maior avaliação pelo mercado de ações.pt_BR
dc.description.otherCorporate reputation has attracted significant research interest in the field of strategy, mainly due to the argument that companies with good reputations can therefore gain a competitive advantage whose imitation is difficult by their competitors. However, it is necessary to determine whether companies with better reputations can transform these advantages into increased value for their shareholders. Roberts and Dowling (2002) studied the performance of "The America‟s Most Admired Corporations" and found significant relationships with their returns on assets - ROA - in U. S. publicly traded companies. Lameira et al. (2007) studied the impact of corporate governance indicators on the value of Brazilian companies and also found significant relationships. This study is based on those two studies and seeks to test the relationship between corporate reputation and market value of companies traded in the Brazilian stock market. The analyzed data for 2002, 2003, 2004 and 2005 showed statistically significant relationships between reputation scores of companies in the sector ranking of "As Empresas Mais Admiradas do Brasil" and their market to book ratios, suggesting that companies with better corporate reputations are more highly valued by the stock market.pt_BR
dc.format.extent61 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/868
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectReputação corporativapt_BR
dc.subjectAtivos intangíveispt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectCorporate reputationpt_BR
dc.subjectIntangible assetspt_BR
dc.subjectCompetitive advantagept_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.titleReputação corporativa: impacto no valor de mercado das companhias abertas brasileiraspt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberMachado, Sergio Jurandyr
local.contributor.boardmemberKayo, Eduardo Kazuo
local.typeDissertaçãopt_BR

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