The effect of federal student loans on access to for-profit business colleges in São Paulo

dc.contributor.advisorSERGIO GIOVANETTI LAZZARINI
dc.contributor.authorLinden, Timothy Patrick
dc.coverage.spatialS�o Paulopt_BR
dc.creatorLinden, Timothy Patrick
dc.date.accessioned2021-09-13T03:11:18Z
dc.date.accessioned2019-07-06T12:24:20Z
dc.date.available2021-09-13T03:11:18Z
dc.date.available2016
dc.date.available2019-07-06T12:24:20Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractTradicionalmente, a maioria das sociedades tem concebido o ensino superior como um bem público fornecido pelo Estado, mas o sistemas de educação superior ao redor do mundo tornaram-se cada vez mais operados por grupos privados nas últimas décadas. Este estudo investiga a evolução dos papeis do setor público e privado no sistema de educação superior do Brasil, com foco em questões de equidade social. Foram utilizados dados em painel de 2010 a 2014 para examinar se o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) tem ajudado a democratizar o acesso às faculdades de comércio e administração com fins lucrativos no Estado de São Paulo. As análises indicam que FIES teve um efeito positivo sobre as matrículas, mas não teve nenhum efeito sobre a porcentagem de alunos matriculados que se formaram em colégios públicos. Esses resultados estão em conformidade com a teoria que relaciona a provisão de serviços públicos por grupos privados a riscos de qualidade não-contratável (non-contractible quality). De uma ótica de política pública, os resultados apontam os desafios de equidade na educação superior e apoiam o processo seletivo mais rigoroso que o FIES adotou após 2014.pt_BR
dc.description.otherMost societies have traditionally conceived of higher education as a public good supplied by the state, but in recent decades higher education systems around the world have become increasingly operated by private groups. This paper explores the evolving roles of the public and private sectors in Brazil’s higher education system, with a focus on issues of social equity. Using panel data from 2010 to 2014, I examine whether a large federal student loans program, the Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), has helped democratize access to for-profit business colleges in the state of São Paulo. I find that FIES had a positive effect on student enrollment, but did not affect the percentage of enrolled students who graduated from public high schools. These results align with the theoretical framework relating private provision of public services to compromised non-contractible quality. From a policy standpoint, the results shed light on the challenges of higher education equity and support the more rigorous selection criteria that the FIES program adopted post-2014.pt_BR
dc.format.extent61 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2172
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectProvisão de Serviços Públicos; Gestão de Educação Superior; Contratos Incompletos; Equidade; Fundo de Financiamento Estudantil - FIESpt_BR
dc.titleThe effect of federal student loans on access to for-profit business colleges in São Paulopt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isAdvisorOfPublication4ee022f9-7466-405d-ae1a-6b1e33f611e8
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