Relacionamentos nos Canais: Uma Investigação Exploratória no Canal Alimentar no Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura
Orientador
Co-orientadores
Tipo de documento
Trabalho de Evento
Data
2008
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A pesquisa acadêmica e a prática empresarial reconheceram, há muito, a importância da gestão do relacionamento entre as empresas envolvidas nas funções de distribuição. Praticamente, todas as interações entre os agentes que atuam no canal de distribuição apresentam elementos relacionais que podem ser utilizados para coordenar as atividades e gerenciar o relacionamento entre esses agentes No entanto, podemos afirmar que, apesar da evolução no estudo dos relacionamentos entre os agentes no canal de distribuição, existem diversas oportunidades de investigação a explorar. Essas oportunidades se tornam ainda maiores, quando consideramos o volume da produção acadêmica voltada ao contexto brasileiro. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo descrever os relacionamentos que se desenvolvem entre os diversos agentes no canal de distribuição de alimentos (indústria, atacado e varejo), procurando caracterizar seu estágio atual e oferecer hipóteses a serem investigadas que poderão contribuir para seu aperfeiçoamento. Foram desenvolvidas onze hipóteses relacionadas aos resultados dos relacionamentos, o processo de negociação, a utilização de poder, a existência de conflito e cooperação e a respeito dos impactos da informalidade tributária.

Titulo de periódico
Título de Livro
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas
Citação