Impacto do Novo Mercado da B3 no Valor Agregado das Empresas: Um Estudo sobre Governança Corporativa e Performance Empresarial

datacite.geoLocationSão Paulo
dc.contributor.advisorKiyokawa, Fabrício
dc.contributor.authorSantos, Gustavo Rodriguez
dc.coverage.spatialBrasil
dc.date.accessioned2025-08-04T15:08:31Z
dc.date.issued2025
dc.description.abstractDepois do País vivenciar, nas últimas décadas, algumas crises econômicas, os investidores vêm se tornando cada vez mais preocupados com a qualidade dos investimentos dentro do país. A governança coorporativa é um meio pelo qual a empresa se esforça para organizar sua gestão da forma mais transparente e passa para os possíveis investidores a confiança de investir em algo mais seguro, com regras bem definidas. No Brasil, a B3, bolsa de valores brasileira, classifica as empresas em diferentes níveis de governança corporativa de acordo com critérios pré-determinados e que serão abordados posteriormente. Para incentivar as empresas a seguirem os critérios e se posicionarem nos mais altos níveis de governança corporativa, as regras rígidas podem ser apreciadas pelo mercado incentivando o investimento privado. No presente estudo foi analisado que, no esquema atual brasileiro, os esforços financeiros, de tempo e cultura para estar no mais alto nível de governança corporativa da B3, chamado Novo Mercado, trouxe benefícios em termos de valor empresarial para as empresas. Para isso, foi utizado de análises econométricas e estatísticas que concluiram com robustez o citado acima.pt
dc.description.abstractAfter experiencing several economic crises in recent decades, investors in Brazil have become increasingly concerned with the quality of domestic investments. Corporate governance serves as a mechanism through which companies strive to manage themselves with greater transparency, thereby inspiring investor confidence by presenting themselves as safer and more structured investment opportunities. In Brazil, B3 — the Brazilian stock exchange — classifies companies into different levels of corporate governance according to pre-established criteria, which will be discussed later. To encourage companies to comply with these criteria and position themselves at the highest levels of governance, strict regulations may be rewarded by the market through greater investor confidence and increased private investment. This study analyzed whether, under the current Brazilian framework, the financial, cultural, and organizational efforts required to join B3’s highest corporate governance level — the Novo Mercado — result in tangible benefits in terms of firm value. To this end, econometric and statistical analyses were conducted, and the findings robustly support this conclusion.en
dc.formatDigital
dc.format.extent29 p.
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7992
dc.language.isoPortuguês
dc.subjectGovernança Corporativapt
dc.subjectValor Empresarialpt
dc.subjectNovo Mercadopt
dc.subjectQ de Tobinpt
dc.subjectB3pt
dc.subjectBovespapt
dc.subjectCorporate Governanceen
dc.subjectBusiness Valueen
dc.subjectNew Marketen
dc.subjectTobin's Qen
dc.titleImpacto do Novo Mercado da B3 no Valor Agregado das Empresas: Um Estudo sobre Governança Corporativa e Performance Empresarial
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberKiyokawa, Fabrício
local.contributor.boardmemberErmel, Marcelo Daniel Araújo
local.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
local.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
local.typeTrabalho de Conclusão de Curso

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Imagem de Miniatura
Nome:
Trabalho_Gustavo Rodriguez Santos.pdf
Tamanho:
771.73 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
N/D
Nome:
Termo de Autorização_Gustavo Rodriguez Santos.pdf
Tamanho:
10.39 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
236 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: