A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil

dc.contributor.authorCuri, Andréa Zaitune
dc.contributor.authorNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorCuri, Andréa Zaitune
dc.date.accessioned2022-11-04T20:00:48Z
dc.date.available2022-11-04T20:00:48Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractNeste artigo analisamos a relação entre a educação pré-primária (creche e pré-escola) e os salários, a escolaridade e a proficiência escolar no Brasil, utilizando dados da PPV e do SAEB. Os resultados mostram que a pré-escola tem uma relação positiva e significante com a conclusão dos quatro ciclos escolares, com efeito marginal crescente nos três primeiros, e que a creche tem relação positiva e significante apenas com a conclusão do ensino médio e do ensino universitário. Além disso, a pré-escola está associada com um aumento de 1 ano e meio de escolaridade e de 16% na renda, independentemente da sua relação com a educação. Finalmente, os alunos que frequentaram a pré-escola têm um desempenho escolar melhor, medido por testes de proficiência, na 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio.pt_BR
dc.description.otherThis paper examines the relations between daycare and pre-school, wages, education and school performance in Brazil using a survey with detailed information on education and earnings trajectories. We find that pre-school attendance has a positive relationship with primary, middle school, high school and college conclusion, even when we condition on parental education. Pre-schooling is associated with increases of 1.5 year in schooling and about 27% in wages. Pre-schooling is also associated with increases in standardized test scores in the 4th, 8th and 11th grades.pt_BR
dc.format.extentp. 811-850pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/S0101-41612009000400005pt_BR
dc.identifier.issue4pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4636
dc.identifier.volume39pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherDepartamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulopt_BR
dc.relation.ispartofEstudos Econômicos (São Paulo)pt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.pt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectPré-escolapt_BR
dc.subjectCiclos escolarespt_BR
dc.subjectProficiência escolarpt_BR
dc.subjectSaláriospt_BR
dc.subject.keywordsDay carept_BR
dc.subject.keywordsPre-schoolpt_BR
dc.subject.keywordsEducationpt_BR
dc.subject.keywordsSchool performancept_BR
dc.subject.keywordsWagept_BR
dc.titleA relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasilpt_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.identifier.sourceUrihttps://www.scielo.br/j/ee/a/hBkYgrrSSySMykFz4gwSMzn/#
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeArtigo Científicopt_BR
relation.isAuthorOfPublicationf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
N/D
Nome:
R_Artigo_2009_A relação entre educação pré-primária_TC.pdf
Tamanho:
504.1 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
R_Artigo_2009_A relação entre educação pré-primária_TC
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Acesso_Primeira Pagina_A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil.pdf
Tamanho:
489.97 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: