A Alocação dos gastos públicos em educação importa? Uma análise para os estados brasileiros

dc.contributor.advisorEDUARDO CORREIA DE SOUZA
dc.contributor.authorPereira, Gabriel Fongaro De Araujo
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorPereira, Gabriel Fongaro De Araujo
dc.date.accessioned2021-09-13T03:15:58Z
dc.date.accessioned2015-09-14T17:30:28Z
dc.date.available2021-09-13T03:15:58Z
dc.date.available2015-09-14T17:30:28Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA educação do capital humano passou a ser importante fonte de estudo, principalmente depois que a acumulação de capital humano foi introduzida nos modelos tradicionais de crescimento baseados na acumulação de capital físico. O presente estudo testa, à luz de dados brasileiros, a principal predição do modelo de Aghion (2005), que conforme um estado se aproxima da fronteira tecnológica maior é o retorno(em termos de crescimento econômico) do investimento público em níveis educacionais elevados vis a vis o investimento em níveis educacionais baixos. Em linhas gerais, os resultados encontrados aqui vão na mesma direção dos resultados obtidos pelo teste empírico realizado por Aghion (2005) com dados dos estados americanos.pt_BR
dc.description.otherThe education of human capital has become an important source of study, especially since the accumulation of human capital was introduced in traditional growth models based on the accumulation of physical capital. The present study tests in light of Brazilian data, the main prediction of Aghion (2005) model, that as a state approaches the technological frontier the highest is the return (in terms of economic growth) of public investment in high level education vis a vis investment in low educational levels. In general, the results found here are in the same direction as the results of the empirical test conducted by Aghion (2005) with data from the American states.pt_BR
dc.format.extent36 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/688
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectGasto públicopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAlocaçãopt_BR
dc.subjectFronteira tecnológicapt_BR
dc.subjectPublic spendingpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleA Alocação dos gastos públicos em educação importa? Uma análise para os estados brasileirospt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
local.contributor.boardmemberMadeira, Gabriel De Abreu
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isAdvisorOfPublication7590444b-f7ad-4386-a098-e0ca43c22e14
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery7590444b-f7ad-4386-a098-e0ca43c22e14
relation.isBoardMemberOfPublicationf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
relation.isBoardMemberOfPublication.latestForDiscoveryf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Gabriel Fongaro de Araujo Pereira_Trabalho.pdf
Tamanho:
589.81 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
TEXTO COMPLETO
N/D
Nome:
Gabriel Fongaro de Araujo Pereira_AutorizacaoAluno.pdf
Tamanho:
448.88 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
INDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNO
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Plain Text
Descrição: