Indébitos Tributários e a Solução de Consulta Cosit n. 308/2023: o reconhecimento na contabilidade deve coincidir com a tributação?
N/D
Autores
Shingai, Thais Veiga
Orientador
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Artigo Científico
Data
2024
Resumo
Este artigo examina a tributação de indébitos tributários à luz da contabilidade e do direito tributário, com enfoque no momento da incidência do IRPJ e da CSLL. A análise foi motivada pela evolução das interpretações da Receita Federal do Brasil e pela necessidade de distinguir entre o conceito contábil de receita e a disponibilidade econômica ou jurídica desses valores para fins tributários. A partir da análise de Soluções de Consulta, da normatização aplicável e da doutrina sobre o tema, concluiu-se que a determinação do momento correto para tributar os indébitos tributários exige uma avaliação cuidadosa da disponibilidade desses valores para o contribuinte, com destaque para a impossibilidade de se basear exclusivamente no tratamento contábil para fins tributários. Embora haja diversos pontos de intersecção entre os sistemas contábil e tributário, conhecer as diferenças entre eles é crucial para garantir que a tributação respeite os princípios da capacidade contributiva e da segurança jurídica.
Palavras-chave
Indébitos tributários; Tributação; Contabilidade; Direito tributário; Disponibilidade econômica; Tax debts; Taxation; Accounting; Tax law; Economic availability
Titulo de periódico
Revista de Direito Contábil Fiscal
Título de Livro
URL na Scopus
Sinopse
Objetivos de aprendizagem
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS