Os desafios da internacionalização de uma startup brasileira: o caso da Movile

Carregando...
Imagem de Miniatura
Orientador
Nakagawa, Marcelo Hiroshi
Co-orientadores
Tipo de documento
Dissertação
Data
2016
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
De tempos em tempos, o discurso sobre o desejo de haver um maior número de empresas brasileiras com presença internacional surge, seja nos momentos de necessidade em função da retração do mercado interno como nos momentos de oportunidades de promover soluções nacionais que seriam competitivas no exterior. Apesar da recorrência do assunto, o número de empresas brasileiras com operações internacionais ainda é muito limitado e bastante restrito a organizações de grande porte e de setores mais tradicionais como commodities, alimentos e bens de capital. Neste contexto de desejo recorrente e limitação de exemplos, este trabalho apresenta o caso da Movile, uma empresa brasileira de tecnologia, que conseguiu executar uma estratégia de internacionalização bem sucedida, tornando-se a maior na América Latina e com presença em todos os principais países do continente. O objetivo deste trabalho é oferecer uma ferramenta de estudo que possa ser utilizada em cursos de Administração de Empresas, especialmente nas disciplinas de estratégia, marketing e empreendedorismo.

Titulo de periódico
Título de Livro
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Ramos, Carla Sofia Dias
Mello, Adriana Marotti de
Área do Conhecimento CNPQ
Citação