Uma análise de rankings de escolas brasileiras com dados do SAEB

dc.contributor.authorFranco, Ana Maria Paiva
dc.contributor.authorNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorFranco, Ana Maria Paiva
dc.date.accessioned2022-10-28T17:56:17Z
dc.date.available2022-10-28T17:56:17Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractOs elaboradores de políticas educacionais têm dado enfoque às políticas de “responsabilização” como forma de melhorar a qualidade da educação. Com base no desempenho dos alunos em testes padronizados, constroem-se medidas para classificação das escolas e estabelecem-se metas para guiar políticas de incentivo, assistência e sanção às escolas, como no caso do Chile e dos EUA. Em alguns casos, pode ser difícil obter rankings confiáveis, devido à elevada estratificação social no sistema educacional e ao problema de reversão para a média, que causam ruído nas estimativas. Neste trabalho foram analisadas diferentes medidas utilizadas para se construir rankings de escolas a partir das avaliações feitas pelo SAEB na 4ª série do Ensino Fundamental. Uma das medidas analisadas parece atender aos requisitos de ser estável e, ao mesmo tempo, não refletir principalmente o status socioeconômico dos alunos.pt_BR
dc.description.otherEducational policymakers have been focusing on accountability policies as a way to improve the educational quality. Based on the students’ performance in standardized tests, measures for schools’ classification are built and goals are established in order to guide incentive policies, assistance and sanctions on schools, as is being done in Chile and USA. In some cases, it may be difficult to obtain trustful school’s rankings due to a high social stratification in the educational system and the mean reversion problem that can cause noise on the estimates. In this work different measures used to construct school rankings were analyzed using SAEB’s data for the 4th grade of Primary Education. One of the analyzed measures seems to fulfill the requirement of being stable and, at the same time, not to reflect mainly the students’ socioeconomic statuspt_BR
dc.format.extentp. 263-283pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.issn0101-4161pt_BR
dc.identifier.issue2pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4553
dc.identifier.volume42pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherDepartamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulopt_BR
dc.relation.ispartofEstudos Econômicospt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectClassificaçãopt_BR
dc.subjectIncentivospt_BR
dc.subject.keywordsEducationpt_BR
dc.subject.keywordsPerformancept_BR
dc.subject.keywordsRankingpt_BR
dc.subject.keywordsIncentivespt_BR
dc.titleUma análise de rankings de escolas brasileiras com dados do SAEBpt_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeArtigo Científicopt_BR
relation.isAuthorOfPublicationf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
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