O adensamento populacional e sua influência na emissão de dióxido de carbono pelo uso de veículos particulares: um estudo dos distritos da cidade de São Paulo
dc.contributor.advisor | PRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLARO | |
dc.contributor.author | Buggenhou, Walquiria Kiyomi Yuri Backx Van | |
dc.coverage.cidade | São Paulo | pt_BR |
dc.coverage.pais | Brasil | pt_BR |
dc.creator | Buggenhou, Walquiria Kiyomi Yuri Backx Van | |
dc.date.accessioned | 2022-08-17T21:46:34Z | |
dc.date.available | 2022-08-17T21:46:34Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Este artigo busca compreender se a alta densidade demográfica na cidade de São Paulo é um aspecto desejável ou não para a sustentabilidade do meio ambiente. Entendendo que um dos maiores fomentadores do efeito estufa é o gás carbônico, cuja emissão é oriunda em grande parcela pelo uso de combustíveis fósseis para transporte, o presente trabalho dá especial atenção ao impacto que o adensamento tem sobre o uso do automóvel particular pelos indivíduos. A metodologia utilizada foi uma regressão linear cuja variável resposta era quilogramas de CO2 liberados pelo uso de automóveis e regressores eram a densidade demográfica por distrito de São Paulo e dummies sobre transporte público, como a disponibilidade de estação de metrô, faixas exclusivas para ônibus e corredores de ônibus no distrito. O resultado encontrado foi que a densidade demográfica é uma variável irrelevante para explicar a emissão de dióxido de carbono pelo uso de automóveis em São Paulo, mas que tanto a presença de metrô quanto a de corredores de ônibus tende a reduzir o uso de automóvel e, portanto, a liberação do gás. | pt_BR |
dc.description.other | Não informado | pt_BR |
dc.description.qualificationlevel | Graduação | pt_BR |
dc.format.extent | 21 p. | pt_BR |
dc.format.medium | Digital | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4033 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM. | pt_BR |
dc.subject | Não informado | pt_BR |
dc.subject.keywords | Não informado | pt_BR |
dc.title | O adensamento populacional e sua influência na emissão de dióxido de carbono pelo uso de veículos particulares: um estudo dos distritos da cidade de São Paulo | pt_BR |
dc.type | bachelor thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.contributor.boardmember | Moita, Rodrigo Menon Simões | pt_BR |
local.subject.capes | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
local.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
local.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
relation.isAdvisorOfPublication | a9dfdc30-4af3-4fa9-a901-9c4417a062ed | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | a9dfdc30-4af3-4fa9-a901-9c4417a062ed |
Arquivos
Pacote original
1 - 2 de 2
- Nome:
- WALQUIRIA KIYOMI YURI BACKX VAN BUGGENHOUT_trabalho.pdf
- Tamanho:
- 1.31 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
- WALQUIRIA KIYOMI YURI BACKX VAN BUGGENHOUT - Trabalho
N/D
- Nome:
- WALQUIRIA KIYOMI YURI BACKX VAN BUGGENHOUT_Autorização.pdf
- Tamanho:
- 692.52 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
- WALQUIRIA KIYOMI YURI BACKX VAN BUGGENHOUT - Termo de autorização
Licença do pacote
1 - 1 de 1
N/D
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 282 B
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: