O adensamento populacional e sua influência na emissão de dióxido de carbono pelo uso de veículos particulares: um estudo dos distritos da cidade de São Paulo

dc.contributor.advisorPRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLARO
dc.contributor.authorBuggenhou, Walquiria Kiyomi Yuri Backx Van
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorBuggenhou, Walquiria Kiyomi Yuri Backx Van
dc.date.accessioned2022-08-17T21:46:34Z
dc.date.available2022-08-17T21:46:34Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractEste artigo busca compreender se a alta densidade demográfica na cidade de São Paulo é um aspecto desejável ou não para a sustentabilidade do meio ambiente. Entendendo que um dos maiores fomentadores do efeito estufa é o gás carbônico, cuja emissão é oriunda em grande parcela pelo uso de combustíveis fósseis para transporte, o presente trabalho dá especial atenção ao impacto que o adensamento tem sobre o uso do automóvel particular pelos indivíduos. A metodologia utilizada foi uma regressão linear cuja variável resposta era quilogramas de CO2 liberados pelo uso de automóveis e regressores eram a densidade demográfica por distrito de São Paulo e dummies sobre transporte público, como a disponibilidade de estação de metrô, faixas exclusivas para ônibus e corredores de ônibus no distrito. O resultado encontrado foi que a densidade demográfica é uma variável irrelevante para explicar a emissão de dióxido de carbono pelo uso de automóveis em São Paulo, mas que tanto a presença de metrô quanto a de corredores de ônibus tende a reduzir o uso de automóvel e, portanto, a liberação do gás.pt_BR
dc.description.otherNão informadopt_BR
dc.description.qualificationlevelGraduaçãopt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4033
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectNão informadopt_BR
dc.subject.keywordsNão informadopt_BR
dc.titleO adensamento populacional e sua influência na emissão de dióxido de carbono pelo uso de veículos particulares: um estudo dos distritos da cidade de São Paulopt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberMoita, Rodrigo Menon Simõespt_BR
local.subject.capesCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
relation.isAdvisorOfPublicationa9dfdc30-4af3-4fa9-a901-9c4417a062ed
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoverya9dfdc30-4af3-4fa9-a901-9c4417a062ed

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Imagem de Miniatura
Nome:
WALQUIRIA KIYOMI YURI BACKX VAN BUGGENHOUT_trabalho.pdf
Tamanho:
1.31 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
WALQUIRIA KIYOMI YURI BACKX VAN BUGGENHOUT - Trabalho
N/D
Nome:
WALQUIRIA KIYOMI YURI BACKX VAN BUGGENHOUT_Autorização.pdf
Tamanho:
692.52 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
WALQUIRIA KIYOMI YURI BACKX VAN BUGGENHOUT - Termo de autorização

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: